Xarope de açafrão com cebola e gengibre: cura e desintoxica os pulmões

O xarope que ensinaremos no post de hoje, é rico em nutrientes, e é muito recomendado para fumantes e pessoas com doenças respiratórias. O pulmão é um órgão do sistema respiratório cuja principal função é fornecer oxigênio ao nosso sangue, que é transportado para as células do corpo.

O corpo humano possui dois pulmões, um em cada lado, e o direito é maior que o esquerdo. Embora você não dê muita importância ao assunto, ou talvez nem perceba, mas o ar que respiramos diariamente pode ser muito prejudicial à saúde pulmonar.

Isso porque nossos pulmões estão continuamente expostos à fumaça, poluição atmosférica e ou muitas outras substâncias nocivas. De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, as mortes em decorrência da poluição atmosférica aumentaram 14% em dez anos.

Entretanto, não é apenas a poluição que afeta os pulmões. Outros fatores, como poeira, pólen e alergia alimentar, podem provocar rinite alérgica.

Segundo a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), essa patologia pode ser considerada a com maior prevalência entre as doenças respiratórias crônicas e um problema global de saúde pública, acometendo cerca de 20 a 25% da população em geral.

Quando chegamos a faixa etária de 30 anos, os pulmões geralmente atingem sua capacidade pulmonar máxima. Por isso, a partir daí, eles começam a declinar lentamente para todos nós e, mesmo que no começo não se perceba, o sistema respiratório acumula toxinas que afetam diretamente a saúde.

Eis, então, a importância de fazer uma limpeza nos pulmões, para que eles possam funcionar adequadamente. Além disso, engana-se quem pensa que somente pessoas que têm o hábito de fumar – ou que foram fumantes – precisam fazer a limpeza pulmonar.

A verdade é que os pulmões são os órgãos mais vitais do nosso corpo – sem eles, seria praticamente impossível viver. Mas, como não estão à vista, muitos ignoram a importância de limpá-los e fortalecê-los. Felizmente, existem alguns ingredientes naturais que estimulam essa purificação.

O xarope de gengibre com açafrão e cebola é uma das alternativas saudáveis para isso. Ele possui propriedades expectorantes,desintoxicantes, antibacterianas e anti-cancerígenas que ajudam a eliminar os resíduos que podem dificultar o bom funcionamento dos pulmões.

Xarope para limpar os pulmões: Este xarope é rico em nutrientes muito recomendado para fumantes e pessoas com dificuldades respiratórias. Além do mais, ele também fortalece o sistema imunológico, prevenindo a gripe e resfriados.

Ingredientes: 400 g de cebola – 2 colheres de (sopa) de açafrão em pó – 400gr de açúcar mascavo (puro, de boa qualidade) – 2 colheres de (chá) de gengibre ralado – 1 litro de água

Modo de preparar:  1- Coloque a água em uma panela, adicione o açúcar mascavo e leve ao fogo médio.  2- Junte a cebola cortada, o gengibre e deixe ferver por alguns minutos.  3- Em seguida, acrescente o açafrão e deixe cozinhar em fogo baixo, até reduzir pela metade.

4- Feito isto, coloque a bebida em num recipiente de vidro, deixe esfriar e guarde na geladeira.  5- Tome duas colheres de (chá) desse xarope todos os dias pela manhã – em jejum e 30 minutos antes do café da manhã e duas colheres (chá) antes de deitar.

Benefícios da cebola: A cebola é rica em fitoquímicos que protegem contra diversas doenças. Além disso, ela possui propriedades antioxidantes, anti-inflamatória, antibacteriana, antialérgica e antiparasitárias.

Com todos esses nutrientes, ela possui capacidade para estimular a eliminação das toxinas do corpo, favorecendo a saúde dos órgãos purificadores, como o fígado, os pulmões e o pâncreas.

Além disso, a cebola é rica em quercetina, substância que ajuda a impedir a entrada de vírus e bactérias que causam problemas respiratórios, como asma e bronquite.

Benefícios do açafrão: O açafrão contém curcumina, que reduz o estresse oxidativo e inflamatório dos pulmões. Seus efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios auxiliam na recuperação de inúmeras doenças. Devido a essas substâncias, o açafrão diminui a chance de lesões pulmonares.

Além disso, também previne a oxidação do colesterol nos vasos sanguíneos, evitando a fibrose pulmonar. O açafrão também fortalece o sistema imunológico e os pulmões com nutrientes benéficos, como ferro, potássio, manganês, vitamina B6 e fibras.

Ademais, essa especiaria alivia os sintomas da asma, que é causada pelo muco ou fleuma presos no trato respiratório, que dificultam a respiração, podendo causar inflamações nos pulmões.

E também previne a pneumonia devido a suas propriedades antissépticas e antibacterianas, que eliminar as bactérias que causa essa patologia.

Benefícios do gengibre: O gengibre é um termogênico natural, possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. É excelente para fazer uma boa limpeza nos pulmões, evitando as doenças respiratórias.

O gengibre é muito indicado para portadores de asma, já que ele auxilia no relaxamento dos músculos dos pulmões, facilitando a respiração. Além disso, ajuda eliminar o catarro, trata tosse, abre os brônquios, é antibacteriano e antisséptico e também ideal para limpar os pulmões do tabaco.

Benefícios do açúcar mascavo: O açúcar mascavo é rico em minerais como ferro, fósforo, magnésio, manganês e potássio. Ele possui um número menor de calorias do que o açúcar branco.

Proteger nossos pulmões é vital para preservar nossa saúde a longo prazo. Portanto, opte pelo tratamento natural e prepare esse xarope hoje mesmo.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.