Você sabe qual desses três ovos é o mais saudável?

Você sabe identificar quando o ovo é mais saudável para o consumo? Os ovos são um ingrediente essencial para a cozinha. Muitas pessoas amam comer ovos e adoram a facilidade de sua preparação. Existem muitas maneiras de se consumir, pode ser ovo cozido, ovo mexido, ovo frito, omelete. Enfim, é difícil encontrar alguém que não aprecie esse mantimento.

Por esse motivo, se torna importante, saber a qualidade dessas iguarias. Um ovo fresco e saudável é importante para uma alimentação nutritiva e mais completa. Porém, existem muitos boatos sobre a qualidade do ovo e como pode ser percebida.

Um desses boatos é sobre a cor da gema. Muitas pessoas dizem que a saúde da galinha está intimamente ligada a cor de sua gema e afirmam que quanto mais escura, mais firme e mais redonda, melhor era a vida daquela galinha e, portanto, um ótimo ovo para ser consumido.

Caso a gema fosse mole, algumas pessoas costumam dizer que a galinha não teve uma vida tão boa e provavelmente teve que passar uma boa parte em um ambiente inapropriado. Entretanto, tudo isso não passa de boatos e não possuí nenhuma comprovação científica de que a cor da gema influencia na qualidade do ovo.

Porém, existe uma explicação para as cores variadas que podem surgir quando você quebra um ovo. São muitas as cores, podendo ir desde de um amarelo claro até um laranja bem escuro. Contudo, isso não indica se ela teve uma vida boa ou não e nem o quanto ela mantinha hábitos saudáveis, apenas aponta qual é a alimentação recorrente daquela galinha.

Se a galinha for constantemente alimentada com trigo, apresentará uma gema de tom amarelo claro. Se a sua alimentação consistir em milho e alfafa, a gema será cada vez mais escura, podendo chegar no tom alaranjado. Esses alimentos possuem caroteno, a substância responsável por dar a cor laranja as cenouras.

A conclusão, é que os três ovos da imagem são saudáveis e possuem igual valor nutricional. Não se preocupe com a cor da gema, apenas se atente aos aspectos da textura e do cheiro que realmente indicam se aquele ovo está próprio para o consumo ou não.