Urgente: Médica brasileira descobre tratamento que apresenta resultados eficazes contra COVID-19

Uma professora e pneumologista da Universidade de São Paulo, especializa na área de medicina, desenvolveu um tratamento que tem ganhado bastante destaque no combate a COVID-19 no Brasil. O tratamento envolve o uso de anticoagulantes e foi feito pela doutora Elnara Márcia Negri, ao lado de sua equipe.

Através da observação da necropsia de corpos, a doutora Elnara conseguiu perceber que o Coronavírus pode causar trombose nos pulmões. Por esse motivo, ela decidiu testar o uso de anticoagulantes, que costumam ser utilizados para o tratamento deste quadro de saúde. Das 27 pessoas que foram tratadas com esse medicamento, nenhuma faleceu.

Após os estudos conduzidos pela médica e sua equipe, países do mundo inteiro estão comprovando a eficácia do uso desse tipo de coagulante, inclusive, sendo observado uma redução no tempo que os pacientes ficam internados, naqueles que desenvolvem a doença de maneira mais grave.

Os especialistas contaram que ao questionarem os pacientes infectados pela COVID-19, muitos relatavam um estranho fenômeno. Apesar de terem um nível baixo de oxigênio no sangue, eles não sentiam nenhum desconforto para respirar.

Diante disso, foi observado que uma sutil coagulação nos vasos sanguíneos impedia que os pacientes tivessem uma apropriada oxigenação. Para as pessoas infectadas com o Coronavírus, a taxa de saturação do oxigênio pode chegar até 50%, sendo que o normal é 95%.

Elnara Márcia Negri contou que percebeu isso ao atender sua primeira paciente infectada com a doença. Uma idosa que além dos problemas respiratórios apresentava um problema de circulação na região dos dedos do pé. Por conta disso, ela resolveu receitar um anticoagulante, a heparina e os resultados observados foram melhores.

A medicação está sendo aplicada em alguns hospitais da rede municipal de São Paulo. Em meio à uma pandemia em que o vírus é quase totalmente desconhecido, qualquer medicamento que tragam bons resultados poderão trazer grandes esperanças.