Suco de abacaxi com agrião: previne e trata anemia naturalmente

O suco de abacaxi e hortelã é um forte aliado natural para prevenir e tratar a anemia. A anemia é uma condição provocada pela deficiência de hemoglobina (glóbulos vermelhos) no sangue. Essa patologia é causada pela falta de nutrientes essenciais no organismo, principalmente ferro, vitaminas, proteínas e zinco.

Segundo a Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular, a deficiência de ferro é a alteração hematológica mais frequente, atingindo de 20% a 30% da população mundial (cerca de 2 bilhões de pessoas). Esse problema pode acometer qualquer pessoa, mas principalmente crianças e mulheres (especialmente as gestantes).

Principais sintomas de anemia: De maneira geral, a anemia tem como principal sintoma o cansaço. No entanto, existem vários outros sinais que podem ser indícios de anemia.

Cansaço: Cansaço, falta de ânimo, fraqueza e sonolência são os primeiros sintomas de anemia e também os mais comuns. Isso acontece porque a quantidade de células para o transporte de oxigênio diminui quando há deficiência de vitaminas.

Com isso, acaba comprometendo a capacidade de trabalho de todos os tecidos e órgãos. Dessa maneira, o organismo preserva energia para garantir o funcionamento dos tecidos e órgãos mais vitais. Como consequência, o indivíduo começa a sentir esses sintomas, devido à falta de nutrientes para o bom desempenho do organismo.

Palidez cutânea: Como os órgãos mais importantes são priorizados, a pele e as mucosas são afetadas, recebendo menos sangue, fazendo com que a pessoa apresente um aspecto pálido.

Além disso, a falta de glóbulos vermelhos também deixa o sangue mais diluído, tendo como consequência uma cor menos viva. Com isso, as gengivas, a conjuntiva dos olhos e as palmas das mãos são os primeiros locais a apresentarem esse sintoma.

Câimbras: Outra consequência da anemia é o sofrimento dos músculos. Como a oxigenação fica comprometida e a circulação do sangue diminui, a musculatura pode apresentar contrações involuntárias, como as câimbras.

Taquicardia e falta de ar: Com a falta de oxigênio, o coração é sobrecarregado, precisando aumentar a quantidade de sangue bombeado para o abastecimento dos demais órgãos.

Desse modo, o esforço excessivo acelera os batimentos, provocando a taquicardia. Além disso, com a falta de oxigênio e a frequência cardíaca acelerada, algumas pessoas podem apresentar falta de ar ou mau funcionamento respiratório.

Falta de concentração e de memória: A deficiência de ferro no organismo, quando aliada à falta de oxigênio, pode afetar o cérebro. Com isso, problemas de concentração e falhas de memória acabam se tornando comuns.

Portanto, a partir do momento que você começar a sentir qualquer um desses sintomas, procure orientação médica para realizar um exame de sangue, a fim de diagnosticar se você está ou não com anemia.

Abacaxi com agrião para anemia: Em grande parte dos casos, a alimentação rica em ferro pode ser uma forte aliada para driblar o problema. Algumas frutas e as folhas verde-escuras têm capacidade de fornecer ferro para o corpo, garantindo energia e disposição. O suco de abacaxi com agrião é um dos indicados, já que ambos os ingredientes possuem grandes quantidades de vitaminas essenciais.

Benefícios do abacaxi: O abacaxi é uma fruta rica em vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B6, B9, C, manganês, magnésio, potássio e antioxidantes.

Além disso, apresenta um composto ativo muito importante chamada bromelina, que serve como uma enzima para quebrar e ajudar na digestão de proteínas. O abacaxi também possui ferro, que dá energia e previne a anemia.

Aumenta a imunidade: Todos os nutrientes presente no abacaxi ajudam a aumentar a imunidade e eliminar as inflamações do corpo. As propriedades anti-inflamatórias presentes na fruta ajudam a turbinar o sistema imunológico. Com isso, o organismo fica prevenido contra diversas doenças que podem ocasionar a anemia.

Protege contra doença cardiovascular: Por se uma rica fonte de fibras e potássio, o abacaxi auxilia na saúde do coração. O potássio ajuda a reduzir os riscos de acidente vascular cerebral (AVC), pois diminui a pressão arterial. Como um dos sintomas da anemia é a taquicardia, estar com o coração saudável é fundamental.

Ajuda a preservar a memória: Os nutrientes presentes no abacaxi atuam de maneira direta sobre os nossos neurotransmissores. Desse modo, ele promove a renovação celular, preserva a memória e previne doenças neurodegenerativas.

Outros benefícios do abacaxi:  – controla os níveis de colesterol no sangue  – acelera a cicatrização dos tecidos  – diminui a pressão arterial
– auxilia no tratamento de pedras nos rins  – combate viroses  – auxilia no tratamento da retenção de líquidos  – ajuda na perda de peso – previne o envelhecimento

Benefícios do agrião: O agrião é um vegetal rico em iodo, ferro, enxofre, fósforo, potássio, vitaminas A, C, E, K e do complexo B. Com todos esses nutrientes, o agrião fornece energia para o corpo, fazendo com que tenhamos mais disposição para realizar as atividades de rotina.

Além disso, um de seus principais benefícios – prevenção contra anemia – se dá por meio do ácido fólico. Esse ácido desempenha um papel essencial no acúmulo de proteínas pelo organismo.

A carência desse nutriente está associada a distúrbios sanguíneos. Portanto, consumir agrião com frequência ajuda suprir a falta de ácido fólico no corpo. Porém, esse vegetal possui inúmeros outros benefícios para a saúde, como:

– fortalece o sistema imunológico – melhora a saúde pulmonar – previne o diabetes – auxilia a perda de peso – reduz a pressão arterial – auxilia a saúde dos ossos – tem efeito antioxidante – previne doenças cardíacas – melhora o sistema respiratório

Suco de agrião com abacaxi – Ingredientes: – 4 xícaras de folha agrião – 4 fatias de abacaxi – 1 litro de água filtrada

Modo de preparar: 1- Lave bem o agrião – somente com água. 2- Coloque no liquidificador, adicione o abacaxi, a água e bata bem até obter uma bebida homogênea. 3- Beba sem coar. 4- De preferência, em jejum. 5- E todos os dias pela manhã.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.