Pinte o cabelo sem química com estas tinturas caseiras e totalmente naturais

A imensa maioria das pessoas não sabe que é possível pintar o cabelo usando métodos naturais e caseiros. Você, por exemplo, sabia?
Possivelmente não. Pois é, dá para pintar o cabelo sem o uso de tinturas químicas. Veja como:

PARA CABELOS PRETOS: Ingredientes: Pó de café (de preferência, orgânico). Água. Modo de preparar:  Faça um café bem forte, mas sem usar açúcar.

Modo de usar: Lave bem os cabelos com água e xampu para deixá-los bem limpos. Quando eles estiverem enxutos, aplique o café e deixe-o agir por meia hora. Enxágue o cabelo com água e vinagre de maçã.

Ele removerá o café e ajudará a selar a cor. Esta receita pode ser usada até três vezes por semana. Saiba que os resultados não aparecem de imediato. Eles aparecem à medida que você vai aplicando a tintura de café.

PARA CABELOS CASTANHOS: Ingredientes: 3 colheres (sopa) de alecrim seco. 3 colheres (sopa) de sálvia seca. Meio litro de água

Modo de preparar:  Faça um chá com os ingredientes, ou seja, ferva a água e, depois, acrescente o alecrim e a sálvia. Espere o chá esfriar com a panela/chaleira tampada.

Modo de usar: Lave bem os cabelos para deixá-los bem limpos. Quando eles estiverem enxutos, aplique a tintura natural e deixe-a agir por meia hora. Depois, lave seus cabelos apenas com água e aplique vinagre de maçã. Vá repetindo o procedimento diariamente, até que o cabelo tenha o tom desejado.

Outra ótima opção para tingir os cabelos na cor castanha é com casca de nozes verdes. Para nossos leitores brasileiros, é mais difícil. Mas, como temos muitos leitores na Europa, Japão e Estados Unidos, aí vai a dica:

Descasque 15-20 nozes verdes. Agora, separe a casca verde e triture. Adicione água quente. Misture com colher de sopa para deixar tudo homogêneo. Aplique a mistura no seu cabelo. Deixe agir por cerca de 15-20 minutos e, em seguida, lave o cabelo. No final, aplique vinagre de maçã.

PARA CABELOS CASTANHOS CLAROS: Ingredientes: Meio copo de casca de cebola (só a casca, a parte amarela). Meio litro de água

Modo de preparar: Faça um chá com a casca de cebola. Deixe esfriar. Molhe o cabelo com este chá e deixe ficar por cerca de 45 minutos. Depois lave o cabelo e aplique vinagre de maçã. Repita o procedimento até atingir o tom desejado. E pode ficar tranquilo(a): se fizer apenas com a casca de cebola, não ficará nenhum cheiro ruim no seu cabelo.

PARA CABELOS LOUROS: Ingredientes: Meio litro de água. 100 gramas de flores de camomila

Modo de preparar: Em meio litro de água, adicione 100 gramas de flores secas de camomila. Após o cozimento, coe e deixe esfriar. Agora mergulhe o cabelo no chá concentrado de camomila. Em seguida, lave e seque o cabelo. Por fim, aplique vinagre de maçã.

PARA CABELOS RUIVOS: Ingredientes: 1 beterraba grande Meio litro de água

Modo de preparar: Pegue uma beterraba de tamanho grande. Corte-a em pedaços e ferva em meio litro de água. Quando terminar, deixe esfriar. Mexa com uma colher as fatias de beterraba na água que foram fervidas. Esta mistura será a sua tintura de cabelo. Lave os cabelos, enxugue-os e aplique a tintura em seu cabelo.

Espere 20 minutos. Lave o cabelo com água e aplique vinagre de maçã no fim. Se você tem cabelo mais claro, você pode alcançar o tom desejado logo durante as primeiras colorações. Por outro lado, se você tem cabelo mais escuro, você precisará repetir este tratamento várias vezes.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.