Os 10 benefícios da romã para a saúde

O nome científico da romã é Punica granatum. Este é um fruto rico em diferentes componentes, o que o torna benéfico em diversos aspetos. É extremamente útil, pois permite não apenas prevenir, mas também combater diferentes problemas de saúde.

É, por isso, uma espécie de fruto mágico que contribui para o fortalecimento do corpo. Saiba mais sobre a romã, conhecendo os seus benefícios. E não se esqueça que não é por acaso que a romã está presente em medicamentos e remédios (inclusive caseiros).

Saúde – Tendo tantas características positivas, é comum ver este fruto presente em remédios ou medicamentos.

Versatilidade – A romã é um fruto que proporciona diferentes benefícios e é possível retirar vantagens dele de diferentes formas. Os bagos de romã são ótimos, mas a sua casca também é relevante, pois ainda é mais rica em antioxidantes. Por isso, as suas cascas estão presentes em alguns remédios caseiros, como o chá de romã.

Este “remédio” caseiro é conhecido por recorrer às características anti-inflamatórias da romã para desinflamar a garganta, prevenindo e combatendo as dores de garganta e o aparecimento de pus. As dificuldades em falar ou em comer também podem ser combatidas com este chá (ou com sumo de romã).

Além de tudo isto, a romã revela grande versatilidade, podendo se consumida enquanto fruto, ou na companhia de outros elementos. Pode ser colocada em iogurtes, em saladas ou, por exemplo, em sobremesas.

Nutrientes – Os benefícios da romã surgem pelos nutrientes que estão na sua composição. Conhecendo um pouco sobre a sua informação nutricional, constata-se que pode ser benéfica para a saúde em diferentes aspetos.

Em cada 100 g de romã fresca, há apenas 50 calorias. 83,3g de romã são água, enquanto 12g são hidratos de carbono. Na composição da romã, há ainda a destacar as fibras presentes em 3,4g. As proteínas e a gordura estão presentes no mesmo valor, apenas 0,4 g. Possui ainda 240 mg de potássio e 14 mg de fósforo. O ácido fólico é de 10 mcg, enquanto a vitamina A é de 6 mcg.

Benefícios – Prevenção: É importante sublinhar que, quando se diz que algum alimento previne determinado problema de saúde, ele não garante que esse problema nunca surja. Há sempre outras razões que podem ser mais fortes e levar a que ele ocorra, por exemplo, doenças hereditárias.

1- Anemia – A romã é um fruto rico em ferro, por isso tem um papel na prevenção de anemia.

2- Alzheimer – Os bagos da romã possuem antioxidantes, mas o estrato da casca ainda os possuem em maior número. Por isso, a romã é um fruto que ajuda a prevenir o Alzheimer.

3- Cancro – A romã contém ácido elágico, cujas características (nomeadamente uma substância em particular) impedem as células tumurosas de proliferar descontroladamente. Por isso, a romã previne o cancro, nomeadamente o da mama e o da próstata.

4- Infeções na garganta – A romã não só previne, como ajuda a melhorar as infeções na garganta. Por isso, um remédio caseiro bastante eficaz para este mal, é o chá de romã, feito com casca de romã.

5- Doenças cardíacas – A romã previne doenças cardíacas, pois possui uma elevada ação anti-inflamatória.

6- Problemas bucais – A romã tem uma ação antibacteriana na boca, contribuindo assim para a prevenção de aftas, cáries e gengivites. Além de prevenir, também atua em problemas de saúde já detetados.

7- Diarreia – A romã é rica em taninos, por isso combate de forma eficaz a diarreia, uma vez que aqueles são compostos que amplificam a capacidade de absorção de água no intestino.

8- Tensão arterial – Ao promover o relaxamento dos vasos sanguíneos, a romã reduz a pressão arterial.

9- Sistema imunológico – Por ser um fruto que contém magnésio, vitamina C e zinco, a romã fortalece o sistema imunitário e ajuda a combater problemas como infeções urinárias.

10-Saúde estética – Melhora a saúde da pele, unhas e cabelos, por ser rica em vitamina C, vitamina A e ácido elágico, que são poderosos antioxidantes.

Importante: Embora seja seguro afirmar que a romã traz inúmeros benefícios para a saúde, não se pode nem abusar do uso da romã, nem tão pouco substituir os medicamentos ou outros tratamentos recomendados pelos médicos por remédios caseiros. É também importante evitar o consumo excessivo da romã, pois tal pode levar a vômitos e enjoo, pelo seu elevado nível de alcaloides.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.