O segredo para aliviar a dor nas costas está nos pés – você precisa fazer apenas estes 5 exercícios

Os pés, apesar de sua importância, são normalmente esquecidos pelas pessoas. Eles contribuem para a saúde de diferentes partes do corpo. Ficar em pé ou caminhar de maneira errada pode causar ou agravar dores nos joelhos, costas e pescoço.

É muito importante cuidar dos pés, inclusive tendo especial atenção aos sapatos que você usa. Felizmente, existem formas de exercitar os pés e ajudar para aliviar a dor de seu corpo. Abaixo estão cinco exercícios que ajudarão você a se sentir melhor:

1. Como você sabe, é muito importante se aquecer antes de realizar qualquer exercício. Então, antes do exercício, aqueça os pés. Apertar os dedos dos pés é uma ótima maneira de se aquecer e é muito simples.

Veja o que fazer: 1- Levante-se e dobre seus joelhos ligeiramente. 2- Em seguida, dobre os dedos e “pegue” o chão com eles, segurando por três segundos. 3- Execute uma série de dez repetições, três vezes por dia.

2. Você vai precisar ficar na ponta dos pés, mas não tem que ser uma bailarina para fazer este exercício. A caminhada com a ponta dos pés ajudará a fortalecer os músculos dos dedos dos pés, bem como os ligamentos e os músculos.

Para realizar o exercício, tudo o que você deve fazer é ficar na ponta dos pés e andar para a frente por 20 segundos. Depois de ter concluído essa caminhada, descansar por 10-15 segundos. Repita este exercício mais cinco vezes.

3. Se seus tornozelos estão rígidos, você pode ter dor nas costas, quadris e joelhos. E, pelo mesmo motivo, outras partes do corpo podem sofrer com dores musculares e articulares. Enfim, a mobilidade e a flexibilidade do tornozelo são extremamente importantes.

Para exercitar os tornozelos, deite-se com as costão no chão e estenda uma perna sobre a cabeça, de forma que você consiga segurar o tornozelo com as mãos. Em seguida, gire o tornozelo da perna estendida em sentido horário por dez vezes. Alterne as pernas e faça dez séries em cada uma delas.

4. Em pé, abra seus pés na largura do quadril. Dobre os joelhos levemente e incline o tronco em um ângulo de 45° em relação ao solo. Sem sair desta posição, levante os calcanhares. Mantenha a posição por 20 segundos.

Apoie toda a planta dos pés no solo e encolha os dedos como se quisesse agarrar o chão. Volte para a posição inicial, relaxe o corpo e repita mais duas vezes este exercício.

5. Para fazer este último exercício, você tem que segurar um lápis (ou caneta) com os dedos dos pés. Parece simples? E é simples mesmo! Fique diante do lápis e use os dedos pés para agarrar e levantá-lo do solo. Mantenha esta posição durante dez segundos e em seguida solte o lápis.

Faça cinco vezes em cada pé. Esses exercícios, se feitos corretamente, vão ajudar a aliviar a dor nos joelhos ou na coluna. Mas antes é bom conversar com seu médico ou fisioterapeuta sobre eles.