O poder do rom-rom dos gatos: acalma, combate hipertensão e diminui risco de ataque cardíaco

Ter um gato em casa pode fazer muito bem à nossa saúde. Como assim? De acordo com os Centers for Disease Control and Prevention, nos Estados Unidos, os gatos dão aos seus proprietários mais do que apenas um apoio emocional. O gato pode até contribuir para a saúde física.

O segredo da cura é o ronronar do gato. Quando ronrona, o animal cria vibrações de 20 e 140 Hz, que são consideradas terapêuticas para muitas doenças.

Por incrível que pareça, estudos têm associado o ronronar de gatos à redução do estresse, diminuição dos sintomas de dispneia, diminuição das chances de ter um ataque cardíaco e até mesmo o fortalecimento dos ossos.

O infográfico abaixo, reproduzido do Daily Infografhic, destaca os benefícios do ronronar dos gatos. O infográfico está em inglês. Mas não se preocupe: explicamos em português logo abaixo dele. Veja o que o infográfico informa sobre o ronronar dos gatos:

1. Diminui o estresse e acalma os nervos: Todo mundo sabe que o estresse é a forma como o corpo responde a qualquer pressão ou ameaça. Quando você se sente sobrecarregado, o sistema nervoso responde liberando uma carga enorme de hormônios do estresse, incluindo adrenalina e cortisol. O ronronar de um gato pode reduzir o estresse e acalmar seus nervos.

2. Combate a dispneia: Nada é mais assustador do que não ser capaz de respirar. Essa é precisamente a sensação da dispneia.Pessoas que sofrem de dispneia a descrevem como uma forte sensação de asfixia.

Saiba que o seu amigo de quatro patas pode ajudar gerando vibrações, provocadas pelo ronronar, que podem reduzir os sintomas de dispneia.

3. Fortalece os ossos: Quem teria pensado que as vibrações do ronronar felino podem promover a cicatrização óssea? O processo de cicatrização de um osso fraturado tem três fases: inflamação, produção de osso e remodelação óssea. Para ser mais específico, as vibrações com frequências de 25-50 Hz são as melhores, mas as de 100 a 200 Hz também ajudam.

4. Previne ataque cardíaco: Todos os anos, milhões de pessoas sofrem um ataque do coração. Quando alguém sofre um ataque cardíaco, o músculo do coração sofre danos permanentes. No entanto, de acordo com o estudo, graças ao ronronar, os donos de gatos têm 40% menor risco de ter um ataque cardíaco.

Mas, se você tem um gato, não pense que isso é suficiente e não saia correndo para comprar um gorduroso hambúrguer. O ronronar felino ajuda, mas dieta e exercícios continuma sendo as melhores formas de prevenção de doenças cardiovasculares.

5. Cura infecções e inchaço: Microrganismos, como micróbios e parasitas, estão em toda parte. É impossível se proteger completamente contra eles.

Os proprietários de gato podem se orgulhar de seu animal de estimação: ele ajuda a aumentar nossa imunidade e nos proteger contra infecções!

6. Ajuda os músculos, tendões e ligamentos: Os músculos, tendões e ligamentos curam-se de maneira muito diferente daquela dos ossos. Se o osso está quebrado, consolida-se e torna-se mais forte.

No entanto, se o músculo está danificado, ele fica mais fraco, menos flexível e, portanto, vulnerável ​​a uma nova lesão. As vibrações do ronrom dos gatos também podem fazer maravilhas em seus músculos, tendões e ligamentos.

7. Ajuda pacientes de Alzheimer: As vibrações do ronronar do gato são particularmente úteis na prevenção de ataques de ansiedade em pacientes com o mal de Alzheimer.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Cura Pela Natureza