Novos casos de peste bubônica surgem na China deixando o resto do mundo em alerta, com tantas doenças, será o fim dos tempos?

No último domingo dia 5, as autoridades chinesas intensificaram a fiscalização sanitária, depois que um homem da Mongólia foi diagnosticado com a peste bubônica.

Segundo as autoridades, o pastor de ovelhas está com o quadro de saúde estável. Ele está internado em um hospital da região, e medidas de prevenção estarão em vigor por todo o restante do ano, de acordo com o governo. As autoridades de saúde da China, emitiram um alerta nível 3, em uma escala de quatro, advertindo a todos sobre o risco da peste.

Na região, o hospedeiro mais comum é a marmota. Segundo as autoridades de saúde, a doença é causada por uma bactéria encontrada em mamíferos de pequeno porte e possui uma taxa de mortalidade alta.

De acordo com os especialistas, a peste bubônica pode matar entre 30 e 60% dos infectados. Essa não é a primeira vez que a região é afetada pela doença. Em 2019, algumas pessoas foram infectadas pela bactéria.

Segundo o centro de prevenção de controle, essa peste é encontrada em baixa quantidade no resto do mundo, geralmente é encontrada em áreas rurais. Os Estados Unidos apresentaram 10 casos dessa bactéria.

A peste bubônica é uma doença causada por um micro-organismo, e ela é transmitida por pulgas que atingem animais de pequeno porte. Se o ser humano tiver contato com o animal infectado, então a bactéria passa para ele.

Os sintomas da peste bubônica são: calafrios, fraqueza, febre, dificuldade para respirar e aparecem nódulos no corpo. O diagnóstico médico procura no paciente se ele foi picado por uma pulga, então, exames de sangue são realizados.

O tratamento é realizado com antibióticos, mas de acordo com a gravidade do caso, pode mudar. A peste bubônica é rara, e ocorre geralmente em zonas rurais e o contágio e feito através de animais infectados. Enquanto o mundo inteiro ainda sofre os efeitos causados pela Covid-19, a China, agora tem que se preocupar com a peste bubônica. Será os sinais do fim dos tempos?