Não descarte a casca de limão: 16 maneiras inteligentes de usá-la

A casca de limão pode ser usada de várias maneiras, tanto para a saúde como para a limpeza de casa. Certamente você já leu sobre os benefícios do limão para a saúde. Mas será que você já sabia que a casca dessa fruta também pode fazer milagres no nosso corpo?

É que ela contém ainda mais vitaminas e substâncias medicinais importantes do que o sumo da fruta. E o melhor: a casca do limão pode ser usada de várias maneiras, tanto para a saúde do corpo como para a higiene da casa. Veja aqui as principais maneiras de usar a casca do limão:

1. Como desinfetante antibacteriano: A casca do limão contém flavonoides e, por isso, tem atividade antibacteriana e antimicrobiana.
Por isso, abuse da casca do limão como produto de limpeza da cozinha.

Encha um frasco com raspas de limão e cubra até o topo. Misture vinagre branco ou vinagre de maçã. Feche o frasco e deixe a mistura descansar por 2 semanas. Coloque tudo em um pulverizador e pronto. Você tem um limpador de cozinha eficaz para todo tipo de uso.

2. Como repelente de insetos: Para afastar os insetos, como baratas ou formigas, não há nada melhor do que usar as raspas da casca de limão. O aroma e o óleo extraído da casca da fruta, são repelentes, especialmente para os mosquitos.

3. Para tratamento de pele: As propriedades antioxidantes da vitamina C contidas na casca de limão são essenciais para a pele. A vitamina C desempenha um papel fundamental na síntese do colágeno e redução da cicatriz.

4. Como desinfetante para a tábua de carne: A tábua de corte, especialmente de madeira, pode conter resíduos e bactérias. A casca de limão irá limpá-la totalmente.

5. Limpador de banheiro: Para deixar seu banheiro brilhando e eliminar as bactérias, basta limpar com casca de limão ou uma mistura de casca de limão e vinagre.

6. Desodorizador de geladeira\; Para eliminar odores desagradáveis ​​da geladeira, você pode colocar algumas cascas de limão nos cantos dela. Substitua as cascas toda semana.

7. Removedor de manchas de café: As xícaras de café, muitas vezes, ficam manchadas de escuro. Para eliminar essas manchas basta esfregar as xícaras com a casca de um limão fresco.

8. Limpador de unhas: Para deixar suas unhas brilhando, você pode adicionar suco de limão na água em que suas unhas ficarão de molho ou simplesmente usar as raspas de limão para limpá-las.

9. Limpador de bule de chá: Para remover qualquer acúmulo de depósitos minerais dentro de um bule ou chaleira, encha-o com um monte de cascas de limão e água morna e deixe ferver. Depois de uma hora, enxágue bastante.

10. Limpador de lixo: Para evitar os odores desagradáveis ​​do lixo, você pode jogar cascas de limão no fundo da lixeira.

11. Difusor de fragrância: Para fazer uma agradável fragrância para a casa, coloque 1 xícara de raspas de limão para ferver durante uma hora. Isso dará um cheiro maravilhoso em sua casa, além de melhorar seu humor.

12. Elimina chulé dos pés: A casca de limão tem atividade antibacteriana que, combinada com o seu aroma, pode eliminar o cheiro dos pés. Além disso, contém ácidos alfa-hidroxilados, que contribuem para a esfoliação suave da pele dos pés e todo o corpo.

13. Um toque a mais no seu coquetel: Para dar sabor aos seus sucos e coquetéis, adicione as raspas de limão. Mas atenção: use se possível limões orgânicos para evitar resíduos de pesticidas.

14. Cubos de gelo para bebidas: Acrescente um pouco de limão orgânico ralado a cubos de gelo antes de congelar. Assim, você saboreia suas bebidas enriquecidas com as vitaminas e minerais presentes na casca do limão.

15. Evitar que a fruta fique marrom: Para preservar os frutos e evitar que fiquem amarronzados, você pode esfregá-los com o interior da casca de limão e cobri-los com suco de limão.

16. Fortalecer o sistema imunológico: Para fortalecer seu sistema imunológico, faça um chá de casca de limão orgânico. Ferva as cascas de limão na água e adicione um pouco de suco de limão para evitar a gripe e reduzir os sintomas de resfriado.

Atenção: O limão não é recomendado para pessoas com úlceras, azia, doenças biliares e renais.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.