Meu Deus eu nunca imaginei que um chuchu poderia combater mais de 20 doenças
Embora este legume seja pouco lembrado por grande parte das pessoas, os benefícios do chuchu podem proporcionar muito mais saúde para todo o corpo. Quer saber quais são esses benefícios e como inserir este legume no cardápio? Confira a lista abaixo.
Lista dos 10 principais benefícios do chuchu
1 – Combate o colesterol: Devido ao fato de o chuchu conter uma grande quantidade de fibras solúveis, ele é considerado um grande aliado ao combate do colesterol ruim, conhecido como LDL, promovendo uma verdadeira faxina na corrente sanguínea.
2 – Previne o câncer: Pouquíssimas pessoas sabem disso, mas outro dos benefícios do chuchu consiste na prevenção e auxílio ao tratamento do câncer.
O motivo disso é que o chuchu é rico em antioxidantes, substâncias cruciais no combate aos radicais livres responsáveis pelo surgimento de tumores.
3 – Melhora o funcionamento do intestino: Em virtude da quantidade de fibras contidas neste legume, o consumo regular de chuchu contribui consideravelmente para o bom funcionamento do intestino, evitando problemas de prisão de ventre, constipação, irritação no intestino e até mesmo as infecções mais graves nesta região do corpo.
4 – Ajuda a emagrecer: Outro dos benefícios do chuchu para a saúde é que ele ajuda no emagrecimento.
Isso ocorre porque este legume possui uma quantidade baixíssima de calorias, não tem qualquer tipo de gordura saturada e também é rico em fibra, ou seja, a combinação perfeita para um corpo mais saudável.
5 – Combate a hipertensão: Outra informação que muitas pessoas desconhecem com relação ao chuchu é que ele é muito rico em potássio.
Essa substância faz com que o organismo consiga equilibrar a quantidade de sódio contida na corrente sanguínea, fazendo com que a pressão arterial seja naturalmente estabilizada.
6 – Previne acidente vascular cerebral: Pelo fato de o chuchu evitar episódios de coagulação sanguínea, ele consiste em um excelente agente natural na prevenção do acidente vascular cerebral – AVC.
Além disso, o consumo regular deste legume evita demais tipos de doenças relacionadas à má circulação do sangue como, por exemplo, tromboses e até mesmo infartos.
7 – Previne e combate o diabetes: O chuchu é considerado um dos alimentos mais eficazes para equilibrar os níveis de glicose no sangue.
Como já mencionado, por ele ser rico em fibras solúveis, ele atua na absorção do açúcar, fazendo com que esta substância não fique acumulada no organismo.
8 – Auxilia no tratamento e prevenção da anemia: Por ser rico em ferro e em vitamina B2, este legume também é considerado um poderoso aliado ao combate da anemia.
O ferro e a B2 são responsáveis por estimular a produção de glóbulos vermelhos, fazendo com que a hemoglobina sempre permaneça em níveis adequados.
9 – Fornece energia para o corpo: Poucas pessoas sabem disso, mas o chuchu, por incrível que pareça, trata-se de uma excelente fonte de energia para o corpo.
Isso é possível devido à grande quantidade de manganês contida neste alimento. Esta substância desempenha um papel fundamental para proteína transformando gordura em energia.
10 – Rejuvenesce a pele: Além de fazer um bem imenso à saúde, outro dos benefícios do chuchu também diz respeito à beleza.
Para a grande maioria das pessoas, o chuchu não está entre os alimentos preferidos. Dizem que ele não tem gosto, tampouco é atrativo.
No entanto, provavelmente a opinião seria outra se todos soubessem o quanto esse vegetal é magnífico para nossa saúde.
O que acontece é que o chuchu ajuda a nutrir as células, os órgãos, os músculos e os tecidos com nutrientes essenciais, como minerais, enzimas e vitaminas. Não é fantástico? Além disso, o chuchu também é bom para:
Perder peso: Como ele tem alto teor de fibra, aumenta a sensação de saciedade, elimina toxinas, ajuda na digestão e tem poucas calorias, uma dieta de chuchu é ótima para emagrecer. E tem mais! As fibras ajudam a diminuir o colesterol ruim e aumentar o bom colesterol. Elas também ajudam a reduzir diverticulite, que são bolsas que se formam no revestimento do nosso cólon. Também aliviam a constipação, a síndrome do intestino irritável e estabilizam o nível de açúcar no sangue.
Combater anemia: Rico em ferro e vitamina B3, o chuchu aumenta a produção de células vermelhas no sangue e estimula a circulação do ferro armazenado nas células. Já o zinco e o ferro, além protegerem contra doenças cardíacas, fortalecem a imunidade.
Promover a saúde da tireoide
Uma desordem causada pelo distúrbio na tireoide, resulta no ganho de peso. O chuchu, por sua vez, tem zinco, que regula conversão de T4 e T3. Contém cobre, que estimula a glândula tireoide e impede a produção excessiva do hormônio T3. Se a sua tireoide não está funcionando corretamente, provavelmente você sentirá cansaço, ansiedade, forme, dificuldade de concentração e depressão.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.