Leite com açafrão: conheça a bebida que possui inúmeros benefícios medicinais

A combinação de leite com açafrão forma uma bebida muito rica em benefícios à saúde. Também conhecido como “leite dourado”, é uma bebida típica indiana e possui inúmeros benefícios para a saúde.

Esta receita contém ingredientes naturais com valiosas propriedades medicinais, para todos os sistemas do corpo. Por isso, torna-se um excelente opção para consumir diariamente, porém de forma moderada e dentro de uma rotina de vida saudável. Conheça seus benefícios e aprenda a receita.

Auxilia no emagrecimento: A receita é composta por pimenta e canela, que ajudam a acelerar o metabolismo. Por meio desta ação, contribui para a queima de calorias quando se tem uma rotina de atividade física frequente e uma boa alimentação.

Controla os níveis de colesterol e triglicerídeos: Esta bebida também mantém os níveis de triglicerídeos e colesterol bom (HDL). Dessa forma, previne doenças cardiovasculares e hepáticas.

Protege o organismo contra inflamações:  O açafrão possui propriedades anti-inflamatórias. Por isso esta bebida auxilia na redução de sintomas de doenças como artrite e demais processos inflamatórios do corpo.

Poderoso antioxidante: O açafrão com leite é uma rica fonte de antioxidantes para o organismo, ajudando a combater o excesso de radicais livres. Com isso, permite a renovação celular e a prevenção contra diversas doenças.

É antisséptico e antibiótico natural: O mel presente na receita oferece propriedades antissépticas, antibióticas, expectorantes e calmantes. Sendo assim, ajuda a aliviar os sintomas da gripe, dor de garganta, dor de estômago e intestino preso.

Acelera a cicatrização: O açafrão e o mel possuem propriedades que ajudam a acelerar processos de cicatrização dentro e fora do corpo.

Outros benefícios do leite com açafrão:  – Melhora da digestão – Reduz os gases e inchaço – Mantém a pele mais saudável – Alivia cólicas menstruais – Desintoxica o fígado – Aumenta a imunidade – Alivia o estresse – Mantém a memória e função cerebral. Além disso, previne o câncer de pele, de mama, próstata, pulmão, e é uma poderosa fonte de cálcio e antienvelhecimento.

Receita do leite dourado: O ingrediente-base desta receita é o açafrão-da-terra (cúrcuma) em pó, além de leite. Indica-se usar o leite vegetal, como o leite de coco, de amêndoas, de castanha, de aveia, de arroz etc.

Entretanto, caso não tenha, pode optar pelo leite animal, mas é importante ficar atento às contraindicações, especialmente os que têm problema com lactose.

Ingredientes: – 250 ml de leite vegetal ou animal – 1 colher (sopa) de mel – 1/2 colher (café) de canela em pó – 1 colher (chá) de óleo de coco – 1/4 de xícara de açafrão em pó – 1/2 xícara de água – 1/2 colher (chá) de pimenta-do reino (a preta) moída

Modo de preparar: 1- Em uma panela misture a água, o açafrão, a pimenta e leve ao fogo médio, mexendo até formar uma pasta consistente. 2- Deixe esfriar. 3- Em outra panela, coloque o leite, o óleo de coco, a pasta feita com o açafrão e leve ao fogo, mexendo sempre, até ferver. 4- Depois, transfira para uma xícara, adoce com mel e está pronto para beber.

Como consumir: Tome esta bebida sempre antes de dormir e logo após o preparo, para que não perca suas propriedades nutritivas. A quantidade recomendada é de um copo por dia, para não afetar o metabolismo.

Por que a bebida funciona? Como já foi descrito, o açafrão possui ação anti-inflamatória, que aumenta a capacidade antioxidante e protege o organismo dos radicais livres. No entanto, os compostos ativos dessa especiaria não são absorvidos tão facilmente.

Por isso, a combinação com a pimenta-do-reino – que tem a piperina – e também a junção de um óleo saudável, nesse caso, o de coco, potencializam a absorção dos nutrientes do açafrão pelo organismo.

Já a canela ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e também melhora a digestão. O mel possui ação antioxidante, antibacteriana e antimicrobiana, ajudando assim a evitar problemas respiratórios, infecção urinária e dor de garganta.

Como turbinar o leite dourado: O leite dourado pode ser turbinado para uma versão gelada da bebida. Aprenda como fazer: Ingredientes: – 200 ml de leite dourado – 1 punhado de mirtilos congelados  – ½ banana

Modo de preparar: Bata todos os ingredientes no liquidificador e consuma em seguida.

Benefícios do mirtilo: – Tem ação antioxidante – Ajuda a diminuir os níveis de açúcar no sangue – Regula a pressão arterial – Diminui a deterioração cognitiva – Ajuda a diminuir o colesterol ruim (LDL) – Protege o coração – Ajuda a proteger o fígado – Ajuda a manter o bem-estar e o bom humor – Protege contra a gripe – Ajuda a combater infecções urinárias

Benefícios da banana: – Regula o intestino – Diminui o apetite – Evita cãibras – Reduz a pressão arterial – Melhora o humor e ajudar a combater a depressão – Fortalece o sistema imunológico – Melhora o metabolismo do colesterol e dos carboidratos – Controla o colesterol e previne câncer intestinal

Contraindicações: Embora a receita seja composta por ingredientes naturais, existem algumas restrições. Gestantes ou lactantes, pessoas com hepatite aguda e com cálculos na vesícula ou rins não podem consumir o leite dourado.

Além do mais, se você optar pelo uso do leite animal, quem sofre com artrite, artrose e problemas respiratórios, como rinite, sinusite e asma, também deve evitar a bebida.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.