Garrafada de babosa, mel e vinho branco: fortalece imunidade e protege contra doenças

Garrafadas são produtos complexos que, de modo geral, consistem na combinação de plantas medicinais e bebidas alcoólicas, sendo o vinho a mais utilizada. Essas preparações têm finalidades terapêuticas diversas.

Nesta matéria, você vai aprender como fazer uma garrafada à base de babosa, mel e vinho branco. Esses ingredientes possuem vários benefícios individuais, mas, quando unidos, podem promover a boa saúde.

Benefícios da babosa: A babosa, ou aloe vera, como também é conhecida, possui propriedades curativas, coagulantes, hidratantes e anti-inflamatórias. Possui um extenso conteúdo nutricional que inclui vitaminas A, C, E e B1, B2, B3, B6 e B12, ácido fólico e minerais, como: – Cálcio  – Cobre  – Cromo  – Magnésio  – Manganês  – Potássio  – Selênio  – Sódio  – Zinco.

Devido a essas propriedades, ela se tornou uma das plantas mais popular na medicina natural. Confira os benefícios que a babosa oferece à saúde

Ação digestiva: A babosa possui ação na mucosa gástrica, permitindo sua reestruturação, melhorando a funcionalidade e facilitando a digestão. Além disso, ela protege a flora intestinal e combate a constipação, pois a planta é rica em fibras. Por fim, combate as bactérias que produzem as úlceras estomacais.

Fortalece o sistema de defesas: Esta planta atua em nosso sistema de defesas naturais. Ela é rica em polissacarídeos, que estimulam os glóbulos brancos, responsáveis por combater os vírus e bactérias.

Asma: A babosa funciona como um bom anti-histamínico e atua como um dilatador dos brônquios. Portanto, é ideal para tratar problemas respiratórios e reduz bastante a asma.

Faz bem para a pele: A babosa possui uma composição abundante de macromoléculas e vitaminas. Esses nutrientes fortalecem o nível celular e, portanto, age nos tecidos do corpo.

Por esse motivo, ela é recomendada dermatologicamente para tratamento de problemas comuns como acne, queimaduras na pele, manchas, desidratação e feridas.

Um estudo do Hospital Clínico Cirúrgico de Ensino Provincial “Amalia Simoni Argilagos” Camagüey, em Cuba, avaliou os efeitos da babosa em condições de pele.

Ao final da avaliação, observou-se que os resultados foram favoráveis, pois na maioria dos casos os pacientes melhoraram (43 casos) ou foram curados (41 casos). Somente na minoria (6 casos) o tratamento não produziu efeito.

Anti-inflamatório natural: A babosa possui propriedades que reduzem a oxidação do ácido araquidônico, importante para diversas funções do organismo. As propriedades antioxidantes da planta são perfeitas para reduzir a inflamação.

Benefícios do mel: O mel constitui em um dos adoçantes naturais mais importantes, cujos benefícios variam de um sabor agradável ao paladar até a possível prevenção e tratamento de doenças. Conheça quais são as suas principais propriedades e benefícios.

Potencial antibacteriano: O mel possui peróxido de hidrogênio, flavonoides e ácidos fenólicos, substâncias com importantes propriedades bactericidas. Graças a isso, ele pode ser importante no tratamento da acne e na esfoliação da pele.

Fonte natural de antioxidantes: O mel é uma fonte natural de antioxidantes, que são substâncias naturais que impedem a formação de óxidos, que diminuem a decomposição celular.

Ele serve como um complemento alimentar importante para prevenir doenças cardíacas e processos inflamatórios Além disso, ajuda a proteger e fortalecer o sistema imunológico.

Contém enzimas: O mel contém enzimas e aminoácidos. As enzimas são fundamentais para a execução de diversas funções do corpo. Por sua vez, os aminoácidos são a base para a produção de proteínas.

Alivia tosse e dor de garganta: Devido às propriedades antibacterianas, o mel alivia a dor de garganta. Ele também é reconhecido como um remédio natural para a tosse, gripes e resfriados.

Ajuda na digestão: Quando combinado com outros produtos naturais, o mel pode promover a atividade do sistema digestivo. Ou seja, ele auxilia na metabolização dos alimentos, prevenindo ou aliviando a indigestão estomacal.

O alimento também ajuda a aliviar os sintomas da prisão de ventre e a sensação de peso após refeições fortes. Além disso, previne o refluxo e ajuda a aliviar a diarreia.

Benefícios do vinho branco: A uva contém altos níveis de antioxidantes, compostos que fornecem efeitos benéficos para a saúde. Nessa garrafada, o vinho atua como conservante, porém ele também oferece vários benefícios. Confira!

Limita os danos causados por um ataque cardíaco: O responsável por esse efeito protetor é o resveratrol, que se encontra na uva e, posteriormente, passa ao vinho. Além disso, o vinho branco também ajuda proteger o coração contra os efeitos do envelhecimento.

Previne doenças pulmonares: O vinho branco, sem excessos, ajuda a melhorar a saúde pulmonar e prevenir o aparecimento das doenças que afetam o sistema respiratório.

Mantém as artérias limpas: Seu efeito antioxidante evita a formação de placas de ateroma nas artérias.

Protege o cérebro: O ácido fenólico, presente no vinho, exerce uma ação positiva nas células cerebrais, protegendo contra o desenvolvimento de doenças neurodegenerativas.

Garrafada de babosa: Essa garrafada é muito utilizada para tratamento e prevenção contra vários tipos de infecções. – Ingredientes: – 350 g de gel de babosa (aproximadamente 3 folhas grandes) – 750 ml de vinho branco seco (uma garrafa) – 500 ml de mel puro

Importante: o mel precisa ser puro, não pode ser adulterado. Por isso, procure conferir sempre, se o mel que você comprou é verdadeiro.

Modo de preparar: – Colha as folhas de babosa um dia antes do preparo da garrafada. – Ao observar a região do corte, você irá perceber que a planta elimina um líquido viscoso de coloração amarela, que é uma substância tóxica para o consumo e uso na pele. – Portanto, depois de colhidas, lave bem as folhas de babosa e as deixe secar na posição vertical, de um dia para o outro, justamente para “escorrer” essa substância tóxica amarela.

– Na hora do preparo, corte na posição vertical as laterais das folhas, para retirar os espinhos. – Depois descasque e remova o gel utilizando uma colher. – Coloque o gel no liquidificador e bata por dois minutos. – Em seguida, adicione o mel, um pouco de vinho (um copo de 250ml mais ou menos) e bata por mais um minuto. – Despeje toda essa mistura em uma jarra e coloque o restante do vinho.

– Depois de misturar, transfira para uma garrafa de vidro escura (pode ser a do vinho), tampe e deixe curtir no mínimo 15 dias antes do uso. – Após esse período, comece a consumir a garrafada. – Tome uma colher (sopa) em jejum e uma colher (sopa) à noite, antes de dormir.

Contraindicações: Gestantes, pessoas com problemas renais e no fígado, não devem consumir essa garrafada. Além disso, caso a bebida apresente reação em seu organismo, suspenda o uso e consulte um médico imediatamente.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.