Drauzio Varella prevê ‘tragédia nacional’ por coronavírus: e afirma: “Brasil vai pagar o preço”

O doutor Drauzio Varella concedeu uma entrevista para a BBBC News. Nela, ele contou de suas expectativas sobre a pandemia do Coronavírus no Brasil. O doutor disse que prevê uma grande tragédia nacional.

Em suas palavras, Drauzio afirmou que todos nós vamos perder amigos ou pessoas de nossas famílias. Além disso, ele contou que isso servirá para percebermos que não é possível viver da maneira como vivemos atualmente.

Drauzio Varella é um dos médicos mais famosos do Brasil. São poucos aqueles que não conhecem o nome dele. Ele é especializado em oncologia e está prestes a completar 77 anos. Durante a entrevista, ele disse que se arrepende de ter acreditado que a doença apresentava baixa letalidade. Na época que a doença surgiu, em meados de novembro de 2019, na China, eram esses os dados disponíveis.

Atualmente, Drauzio está trabalhando para direcionar os recursos de 1 bilhão de reais doados pelo o Itáu Unibanco para combater a pandemia no Brasil. Ele integra um grupo de 7 técnicos que estão encontrando a melhor maneira de utilizar esse dinheiro disponibilizado.

O médico acredita que ocorrerá uma grande tragédia nacional, principalmente, por conta da imensa desigualdade social que é o Brasil. Ele disse que não poderemos adotar as mesmas estratégias de países europeus, por conta de eles apresentarem uma realidade completamente diferente. Em nosso país, existem pessoas que não tem acesso a higiene básica, ao álcool em gel ou não podem cumprir a medida de isolamento social.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil, no ano de 2017, existiam cerca de 35 milhões de brasileiros que não possuem acesso a água potável. Em 2018, antes mesmo da crise do Coronavírus, eram 13,5 milhões de pessoas vivendo com uma renda mensal de apenas 145 reais, estando abaixo da linha da extrema pobreza. Por conta disso, Drauzio acredita que o país pagará um grande preço devido a toda essa desigualdade social.