É assim que deve usar orégano para encher de energia o teu corpo e mente.

É assim que deves usar o orégãos para encher de energia o teu corpo e mente.

Toda vez que inalamos o aroma familiar e penetrante de orégano e nos deleitamos com esse perfume, fazemos isso sem saber que é uma planta usada por suas virtudes medicinais durante séculos.

Na mitologia romana, diz-se que Venus criou o orégano para ser usado na cura das feridas causadas pelas flechas de Cupido.

Mas na Grécia antiga, eles eram muito mais concretos e o orégano permitia desenvolver remédios contra problemas gástricos e flatulências.

Hoje, a ciência permite saber muito mais sobre as qualidades terapêuticas desta planta capaz de tratar muitos problemas de saúde.

O organo contém taninos e fenóis, elementos que possuem propriedades antibacterianas e antiinflamatórias. Quanto aos fenóis, apigenina e luteolina, eles são os dois principais. A planta também tem propriedades antioxidantes, graças aos flavonóides e no seu óleo essencial, predominam carvacrol e timol, duas substâncias bem conhecidas por suas ações benéficas em saúde.

Tudo isso torna uma erva medicinal ideal para ser usada como um tônico antiespasmódico, antitusivo, expectorante, anti-séptico e calmante.

Recomenda-se lutar contra resfriados, afecções brônquicas e distúrbios digestivos. Também parece ter condições para combater a tosse convulsiva.

Em que casos podemos usá-lo?

O orégão é útil nos seguintes casos:

– O ácido rosmarínico de orégano, é um antioxidante que pode ter propriedades hipoglicêmicas. Alguns estudos estão sendo realizados para conhecer seus efeitos sobre diabetes.

– Orégano, como a maioria das plantas aromáticas é um excelente digestivo. É particularmente recomendado em casos de aerofagia, inflamação, problemas de trânsito intestinal e cólica. O consumo de orégano permite que os convalescentes recuperem o apetite.

– O uso externo de óleo essencial de orégano alivia a dor articular e muscular, como enxaquecas.

– Orégano atua como um tônico geral que pode ser consumido em caso de fadiga, convalescença, astenia, cansaço mental e físico. Em pequenas quantidades, tem um efeito relaxante sobre o sistema nervoso.

– É um antitussivo excelente. As infusões de orégano permitem aliviar tosse, asma, bronquite, dor de garganta e tosse convulsiva.

– É um poderoso antiespasmódico que alivia a dor menstrual, espasmos gástricos e esofágy.

– Orégano contém uma boa quantidade de vitamina K que participa na formação óssea e na formação de proteínas e desempenha um papel importante na coagulação do sangue. Também adiciona ferro, cálcio, magnésio e vitamina E.

– As infusões de orégano também podem ser aplicadas externamente para combater a celulite, a pediculose, aliviar o torcicolo na forma de uma compressa e adicionar à água do banho e obter um efeito relaxante.

Prepare uma infusão da seguinte maneira:

Coloque uma colher de orégano em uma xícara com água fervente e deixe-a infundir por 10 minutos. Colocar e beber.

Em casos de gripe, prepare uma infusão com 3 xícaras de água, adicione 1 canela, 2 dentes, 2 colheres de chá de salgadinho (hisopillo). Quando rompe a fervura, abaixe o calor por 3 minutos. Remova, deixe repousar 10 minutos e estude.

Excelente uso de orégano! Não se esqueça de compartilhar seus segredos sobre esta erva aromática.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.