Pés inchados: 9 sinais alarmantes que você nunca deve ignorar

Normalmente costumamos associar pés inchados com gravidezes, acidentes ou empregos que nos forçam a ficar em pé por muitas horas.

Mas a verdade é que há muitas pessoas que sofrem de pés inchados sem que o motivo seja algum dos descritos acima.

Então, o que poderia ser?

Em primeiro lugar, temos que dizer que ter pernas ou pés inchados, apesar de ser muito irritante, para a maioria das pessoas não é um problema que coloca suas vidas em risco. Na maioria dos casos, basta descansar, colocá-los no alto ou colocá-los em água fria.

No entanto, há momentos em que os pés inchados são um sinal de algo mais grave. Abaixo nós lhe dizemos quais outras causas mais graves podem ser.

Causa #1: trombose venosa profunda

Um coágulo de sangue, muitas vezes chamado de trombo, pode ser gerado em veias profundas dos músculos da panturrilha. Isto é conhecido como trombose venosa profunda (TVP).

Os sintomas que podem aparecer são pernas inchadas e pesadas. Às vezes, vermelhidão ou descoloração.

Os vasos sanguíneos externos na perna podem parecer mais marcados e podem sentir desconforto, de acordo com Vårdguiden.

É uma doença grave, então há necessidade de procurar ajuda médica imediatamente.

Causa #2: inflamação do tendão de Aquiles

O tendão de Aquiles é o tendão mais grosso do corpo e é exposto diariamente a muito estresse.

Além da dor e rigidez, uma inflamação no tendão de Aquiles pode causar inchaço no calcanhar e no tornozelo. O inchaço pode piorar com o exercício ou outras atividades físicas.

Às vezes, um nódulo pode aparecer no calcanhar, a alguns centímetros acima do calcanhar, escreve o guia médico Vårdguiden.

Causa # 3: Artrite

A osteoartrite é uma das causas mais comuns de articulações inchadas e pode causar dor, ternura, rigidez e inchaço nos pés.

Causa #4: insuficiência cardíaca

A insuficiência cardíaca pode enviar sinais sutis, como inchaço nos pés. De acordo com a American Heart Association, um acúmulo de líquidos pode causar edema e isso pode causar inchaço nas pernas, pés e tornozelos.

Causa #5: Linfedema

Um linfedema faz com que o corpo inche quando há um acúmulo de linfa (fluido claro rico em proteínas e fibroblastos), fazendo com que os canais linfáticos se bloqueiem.

O mais comum é que eles ocorrem nos braços às pernas, de acordo com Vårdguiden.

Se o inchaço aparecer rapidamente ou é muito doloroso, é aconselhável ir diretamente ao médico.

Causa # 6: Celulite

Existem muitas teorias diferentes de por que a celulite aparece, mas pode ser devido a problemas circulatórios, porém é muito comum, especialmente nas mulheres.

Embora a celulite possa aparecer em qualquer lugar do corpo, é mais comum aparecer nas pernas e pode causar o inchaço da pele, e até mesmo sentir-se quente, de acordo com a Biblioteca Nacional de Medicina.

Causa # 7: Gota

A gota é uma das formas mais dolorosas de artrite, surge quando o ácido úrico demais se acumula no corpo, de acordo com o Instituto Nacional de Artrite.

Um ataque de gota pode ocorrer de repente, especialmente à noite. O que acontece é que uma articulação, muitas vezes a do dedo grande, começa a doer, torna-se vermelha e inchada.

Se isso acontecer, procure ajuda médica rapidamente.

Causa #8: Bursite

A bursite geralmente aparece nos joelhos, ombros e cotovelos, mas também pode afetar os calcanhares e os dedos dos pés.

A bursite é a inflamação ou irritação de um saco cheio de líquido, chamado bursas, que estão localizados em alguns lugares onde há pontos de fricção, como músculos, tendões ou ossos. Eles costumam doer quando tocados ou ao tentar mover essas articulações.

Causa # 9: artrite reumatóide

A artrite reumatóide geralmente começa nos pés. A doença varia muito de uma pessoa para outra, mas muitas vezes as articulações incham, doem e ficam inflamadas e vermelhas.

Além de problemas nas articulações, tendões e músculos, outros sintomas podem aparecer, como os nódulos reumáticos e dentro da pele.

Entre em contato com um médico se você acha que pode ter artrite.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.