Método natural para regenerar as cartilagens de todas as articulações do corpo.

Artrose e problemas articulares podem transformar a vida de uma pessoa em um pesadelo diário, tendo que lidar com a dor e a imobilidade que geram à medida que a doença progride.

Nunca deixamos de ouvir isso para preservar o capital do osso, devemos consumir produtos lácteos ou beber leite: nada tão impreciso como esse.

Sem magnésio, o leite torna-se inútil.

Infelizmente, vemos hoje as pessoas que consumiram produtos lácteos durante toda a vida, especialmente durante a infância e quando a menopausa ocorre ou atingem essa idade, eles começam a sofrer de distúrbios articulares que surpreendem. Mas, para um biólogo, isso não é estranho porque ele sabe que uma contribuição de cálcio só faz sentido quando temos falta desse mineral, algo raro hoje em dia.

Falamos mais sobre o “equilíbrio de cálcio”, isto é, o benefício que obtemos entre contribuições e perdas. E é aí que isso é complicado porque a assimilação de cálcio só é feita quando está ligada ao magnésio. No entanto, o leite contém pouco magnésio em contraste com os vegetais, em particular os vegetais de folhas verdes. O transporte de cálcio e a sua ligação também são realizados em interação com mecanismos endócrinos e vitamínicos.

Para resumir, o cálcio não pode ser assimilado na presença de alimentos acidificantes como o açúcar branco e todas as preparações que o contenham, muitos carboidratos, álcool e tabaco. O último torna a digestão das carnes e a eliminação por meio da urina muito mais difícil.

Outro inimigo, com sobrepeso.

Estudos científicos mostraram uma clara relação entre o excesso de peso e a osteoartrite, particularmente a osteoartrite do joelho. A sobrecarga que é exercida nas articulações aumenta consideravelmente a dor que é sentida. Todos os sintomas relacionados à osteoartrite aparecem assim: fricção, inflamação, rigidez, etcétera. É essencial adotar uma dieta equilibrada composta pelos quatro grupos de alimentos: frutas e vegetais, cereais, leite e substitutos e carne e substitutos. Tudo isso, além de permitir que você mantenha um peso saudável, irá restaurar sua energia.

A saúde dos ossos tem a ver com mecanismos muito mais complexos e geralmente resulta de um equilíbrio alimentar adquirido desde a infância. Esta preciosa capital pode ser preservada por um longo tempo com a ajuda de alguns remédios naturais.

Preste atenção nessas dicas.

1) Mantenha-se em movimento!

Um dos principais fatores que esquecemos e que é essencial é o fato de estar em movimento. Os ossos são submetidos a peso, torsão e pressão em todos os sentidos e é por isso que durante o crescimento, eles devem ser estimulados.

Isso significa que uma criança que joga, corre e tem atividades físicas variadas, terá um crescimento ósseo harmonioso. Hoje, vemos que a tendência é o estilo de vida sedentário (televisão, computador, videogames), bem como o excesso de açúcar (bebidas açucaradas, produtos de pastelaria). As doenças de hoje são diabetes e excesso de peso, mas as patologias do futuro poderiam ser doenças ósseas.

2) Coma mais frutas e vegetais.

Entre as recomendações que os cientistas dão sobre os meios para preservar o capital ósseo, o consumo de frutas é uma avenida promissora. Os argumentos como origem da hipótese do papel protetor desempenhado pelas frutas foram extrapolados nas regiões da Europa, onde uma relação foi encontrada entre as taxas de fratura do quadril e o consumo de produtos vegetais. Supõe-se que os polifenóis são uma parte importante desta explicação, mas as isoflavonas, as famosas moléculas semelhantes a estrogênio, também podem desempenhar um papel e se envolver. É por isso que é melhor privilegiar uma dieta rica em frutas e vegetais, que também será benéfica para outros aspectos da saúde.

3) Artrite e osteoartrite.

Ao longo do tempo, aparecem as famosas patologias articulares, como artrite e osteoartrite. A terminologia médica é rica em descrições diferentes, mas no início, devemos ver a necessidade de modificar o terreno ácido e inflamado.

Uma opção é a “garra do diabo”, como é comum, é uma planta que recebe o nome de Harpagofito. É uma planta cultivada pelos índios da África do Sul desde tempos imemoriais e que nos últimos anos tornou-se muito popular na Europa por ser muito eficaz no tratamento de doenças reumáticas, especialmente artrite e osteoartrite.

Tem propriedades anti-inflamatórias e tem uma ação rápida em trauma agudo se aplicado em uma pessoa jovem e um pouco mais lento em uma pessoa idosa, ou na inflamação crônica das articulações.

3) Para drenar e mineralizar.

Também será necessário modificar o terreno artrítico e diminuir a acidez e, portanto, a necessidade de usar plantas com ação diurética. Rainha de prados (ulmaria ou rainha alta), folhas de cassis ou folhas de vidoeiro, atuam sobre a função renal e promovem a eliminação de ácidos através da urina. Eles podem ser usados ​​em infusões complementares, bem como em outra planta, como a cauda de cavalo, que também possui qualidades associadas à eliminação de líquidos e, ao mesmo tempo, remineralização, muito útil para uma ação de reconstrução óssea.

A cauda de cavalo também é rica em silício e pode ser adicionada às infusões das plantas que mencionamos acima ou alternar o uso de cada uma delas. Isso permitirá especialmente evitar a fadiga renal que pode induzir o uso muito frequente de rabo de cavalo. Esta erva é usada na proporção de duas colheres de sopa por litro de água e você deve beber esse valor por um dia inteiro por 7 a 21 dias.

4) Para a coluna vertebral.

Outro remédio natural é o tabashir bamboo, cujos efeitos terapêuticos são baseados em sua aparência. O bambu, que constrói sua haste como um empilhamento de peças de madeira, lembra a espinha.

Tente cortar um ramo de bambu e você descobrirá sua extraordinária habilidade para dobrar e recuperar sua posição vertical. Os elementos constituintes da seiva de bambu têm uma maneira definida de reagir em relação ao crescimento dos discos invertebrados, mesmo melhor do que a própria vértebra. Isto porque a seiva tem uma importante riqueza de silício de quase 99%?

No momento, o consumo em pequenas doses de uma a duas cápsulas por dia, de preferência no momento das refeições, terá efeitos remineralizantes e até mesmo reparação de traumas dos discos intervertebrais.

5) Para acelerar a reparação óssea.

O osso é composto em uma parte externa graças a uma membrana fina chamada periosteum, um tecido fibroso no qual o osso é construído continuamente.

É neste lugar preciso que encontramos uma alta densidade em silício, um mineral que intervém na fixação do cálcio. Em caso de fratura, é este periósteo que, quando desenvolvido, garante a soldagem e reparação do trauma. É um fenômeno de cicatrizes internas particulares que podem ser estimuladas com uma planta: comfrey. Este nome lhe é atribuído a partir de sua derivação latina, “consolida”, o que significa consolidar ou unir. Os antigos gregos acreditavam que esta planta era útil para juntar ossos quebrados e curar feridas.

E eles não estavam tão errados, porque tem a propriedade de estimular a atividade do periósteo, ajudando a soldar.

Uma vez que estamos enfrentando uma fratura, buscaremos ajuda médica, mas esta planta pode contribuir de forma importante para o processo de cicatrização. A raiz fresca ou seca será aplicada em pó ou em forma de solo ao redor da parte afetada. As aplicações podem ser feitas por várias semanas, deixando uma cataplasma no local por várias horas por dia. De um creme ou um bálsamo comprados em uma loja especializada, é possível obter resultados equivalentes. É uma prática terapêutica muito interessante aplicar aos idosos que são vítimas de fraturas para ajudar a acelerar o processo de reparação.

6) Contra inflamação e dor.

Em frente a um trauma articulado de tipo torcido, podemos recorrer à famosa arnica também aplicada na forma de cataplasma usando suas flores secas ou compressas embebidas em álcool arnica. Devemos ter cuidado de não usá-lo em uma ferida aberta.

Nós também podemos associar esta erva com tinta de alecrim, que será muito eficaz contra a dor muscular relacionada ao trauma.

Você também pode usar óleos essenciais que atuam sobre a dor, bem como sobre a drenagem da inflamação: óleo essencial de alecrim, mais aconselhável nestes casos do que o álcool porque é rico em enxofre natural ou óleo essencial de inverno. Tanto um como o outro podem ser usados ​​para aliviar a dor e reduzir a inflamação.

Prevenção da osteoartrite.

Se é para evitar problemas nas articulações, mesmo quando desfrutamos de boa saúde ou reduzmos a dor em casos de osteoartrite, vejamos essas 13 dicas.

1) Mover.

Como dissemos no início, uma articulação que se move é uma articulação menos rígida. Seja no trabalho, enquanto viaja de trem, em frente à televisão, mude a posição de vez em quando caminhando alguns minutos, movendo os braços, esticando, andando pela casa e use as escadas antes do elevador.

2) Perca peso.

Os quilos extra exercem uma carga adicional nas articulações, o que aumenta o risco de danificar as cartilagens, especialmente as das articulações do joelho. Além disso, um excesso de gordura corporal aumenta o risco de inflamação que pode agravar a dor das articulações. A gordura abdominal em particular é uma fonte de citocinas pró-inflamatórias.

3) Não para exercícios de alongamento antes da atividade física.

Os especialistas aconselham contra o alongamento antes de um exercício: isso gera uma retração muscular que aumenta o risco de rasgar. Em pessoas que sofrem de osteoartrite, o alongamento antes do exercício faz com que as articulações mais suscetíveis arrisquem em danos. Em vez disso, há movimentos específicos para cada atividade, como chutar o chão com os pés antes de nadar. Isso aquece os músculos e relaxa as articulações.

4) Exercícios não-traumáticos.

O exercício é eficaz para retardar o desenvolvimento de artrose e aliviar a dor. Para evitar problemas nas articulações, os melhores exercícios são aqueles que exercem menos estresse e impacto na articulação, como natação, ciclismo e musculação.

5) Fortalecer os músculos.

Ter músculos fortes ao redor das articulações asseguram que eles sejam melhor preservados. Por outro lado, estudos mostram que as pessoas que têm quadríceps enfraquecido têm maior risco de desenvolver osteoartrite do joelho. Mesmo um ligeiro aumento na força muscular se traduz em um benefício. A musculação é realizada de preferência com equipamentos, com baixo peso e movimentos lentos.

6) Movimentos amplos.

As articulações devem se mover em toda a sua amplitude para evitar que se contraiam e endurecem. Se você sofre de osteoartrite, seu cinesiologista indicará os movimentos apropriados que você deve realizar.

7) Fortalecer a cintura abdominal e dorsal.

Maior abs, melhorar o equilíbrio geral; o que diminui o risco de danos nas articulações de todos os tipos. Para adotar esses exercícios, consulte também seu cinesiologista.

8) Adotar uma nova posição.

Mantenha-se ereto enquanto está sentado ou parado. Uma boa postura protege as articulações dos pés à cabeça. Andar ajuda a adotar uma boa postura, se é uma caminhada rápida. A natação também é recomendada para estes casos.

9) Frio e calor para juntas sensíveis.

O gelo é um analgésico natural e livre. Isso ajuda a reduzir a dor e a inflamação e acima de tudo, é recomendado no final do dia em que as articulações foram submetidas a movimentos e deslocamentos. Se as articulações são dolorosas, aplique gelo com um pano por 20 minutos (não use gelo em contato direto com a pele). Prefira as saquetas conservantes utilizadas para o transporte de medicamentos ou simplesmente coloque gelo dentro da bolsa de plástico.

O calor também pode aliviar a dor da artrose, mas, nesses casos, é melhor aplicá-lo no momento de se levantar para “acordar” a articulação e prepará-la para os movimentos do dia.

10) Coma peixe.

O peixe gordo fornece Omega3, que tem propriedades anti-inflamatórias. Os peixes mais recomendados são o arenque, sardinha, salmão e cavala. É preferível consumi-los para o vapor, para evitar que o cozimento agressivo altere os ácidos graxos. Também encontramos essas gorduras saudáveis ​​em crustáceos e mariscos. Outra opção é consumir cápsulas de óleo de peixe ou ácidos gordos de origem vegetal.

11) Limite o consumo de girassol e óleo de milho.

Esses óleos fornecem um excesso de gorduras omega6, que promovem a inflamação. Precisamos dessa família de ácidos gordurosos, mas não em excesso. Podemos substituir esses óleos com óleo de colza, mais equilibrado (ideal para vestir saladas) e azeite (preferido para cozinhar), ou um óleo Omega3, como a mistura de camélina, colza e azeitona.

12) Mais especiarias na cozinha.

O gengibre e a açafrão podem diminuir os processos inflamatórios das articulações. Inclua-o em tudo o que puder em seus preparativos. Eles são muito saudáveis!

13) Suplementos nutricionais para dor nas articulações.

O sulfato de glucosamina e outras substâncias, como a metionina S-adenosil, mas também plantas como a “garra do diabo”, podem melhorar a dor nas articulações da osteoartrite. Todos os estudos não mostram isso, mas existem essas substâncias naturais que podem ser promissoras para aliviar as dores e que valem a pena a tentativa.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.