Depois de perder o filho de 3 anos, homem escreveu 10 regras que todos os pais devem seguir

Esta é a história de Richard Pringle, um homem que passou pelo pior pesadelo de qualquer pai: perder o filho, que tinha na altura 3 anos. Hughie, o bebé, morreu de repente em 2016, vítima de uma hemorragia cerebral, deixando a família verdadeiramente devastada.

Apesar da dor terrível da sua perda, Richard teve de arranjar forças para viver, e dedicou-se a ajudar pessoas que estão a passar pelo mesmo. Depois de tudo, decidiu fazer uma lista de 10 lições de vida que todos os pais que ainda têm consigo os seus filhos deviam saber:

Abraços, beijos e amor nunca são demais. Você ainda tem tempo. Pare o que está a fazer e brinque, nem que seja só por um minuto. Nada é tão importante que não possa esperar.

Tire o máximo de fotografias possível e grave tantos vídeos quanto puder. Um dia, pode vir a ser tudo o que tem. Não gaste dinheiro, mas sim tempo. O dinheiro não conta, e o que faz sim. Saltar na piscina, fazer caminhadas, construir uma cabana e divertir-se é tudo o que os seus filhos pedem que faça com eles. Não me lembro do que comprámos ao Hughie, mas lembro-me do que fizemos com ele.

Cantem juntos. As minhas melhores recordações são quando o Hughie estava sentado no meu ombro ou no carro e cantávamos as nossas músicas preferidas. As memórias são criadas pela música.

Aproveite as coisas do quotidiano. O tempo partilhado à noite, a hora de dormir, a leitura de histórias. Os jantares juntos. Os domingos de preguiça. Desfrute dos momentos todos os dias, pois são desses que mais sente a falsa. Não perca esses momentos especiais.

Abrace sempre aqueles que ama como se fosse dizer “bom dia”. Nunca sabe quando é a última vez que pode fazê-lo. Torne as coisas aborrecidas em divertidas, quer seja cozinhar, viajar de carro ou ir ao supermercado. Seja divertido, ria e divirta-se. Serão apenas tarefas se as tratar dessa forma. A vida é demasiado curta para não se divertir.

Escreva um diário. Anote tudo o que os seus filhos fazem e que ilumina o seu mundo. As coisas divertidas que dizem e fazem. Nós só começámos a fazer isso quando perdemos o Hughie, pois queríamos lembrar-nos de tudo. Fazemos agora isso para a Hettie e Hennie. Vamos manter essas memórias escritas para sempre, e quando formos velhinhos, poderemos relembrar tudo e aproveitar cada momento.

Se tiver filhos, abrace-os e dê-lhes as boas noites. Tome o pequeno-almoço com eles. Leve-os à escola, à universidade, ao casamento dos próprios. Nunca se esqueça.