10 alimentos que aumentam a inteligência de seus filhos.
Pode uma criança se tornar mais inteligente apenas mudando sua dieta? Respondendo afirmativamente, o Dr. Stephens Schoenthaler, professor de sociologia e criminologia da Universidade da Califórnia, desencadeou um verdadeiro debate com essa teoria.
Rapidamente alguns laboratórios queriam aproveitar a campanha publicitária orquestrada em torno dos dicionários do Dr. Schoenthaler e lançou suplementos vitamínicos que prometeram aos pais “surpresas extraordinárias” em relação à inteligência de seus filhos, mas este médico chegou ao cruzamento de tanto Especulação afirmando que “a natureza fornece tudo o necessário”.
Para funcionar ao máximo de suas capacidades, o cérebro precisa de substâncias contribuídas pela alimentação. Estes nutrientes são cerca de 40 e são compostos por 13 vitaminas, 15 minerais e oligoelementos e entre dois a quatro ácidos gordurosos essenciais, como Omega 3 e Omega 6, mais cerca de 10 aminoácidos essenciais.
Sem eles, o cérebro não funcionaria com todo o seu potencial. Felizmente, este corpo é protegido e tem prioridade sobre os outros. O cérebro representa aproximadamente 2% do nosso peso, mas consome apenas 20% do oxigênio respirado e 20% da energia alimentar.
A relação entre nutrição e desempenho escolar.
As crianças da escola passam grande parte do dia na escola. É um meio de aprender onde as faculdades relacionadas ao conhecimento estão em grande demanda. Em um ambiente escolar, as crianças desenvolvem sua perseverança, habilidade, autoconfiança, relacionamentos e até mesmo a tomada de riscos. No entanto, eles também devem cumprir com as regras impostas e ao longo do dia, suas habilidades para controlar suas emoções são postas à prova.
Além disso, além dos diferentes assuntos do programa escolar, as crianças realizam outras atividades extracurriculares. Todos os dias corpos, como seus cérebros, devem funcionar de forma otimizada. Certas crianças não comem quase nada nas manhãs e muito pouco durante as tardes. Muitas vezes, os lanches são compostos de carboidratos rapidamente adquiridos e contêm uma quantidade elevada de sódio. É inevitável que esse modo de vida tenha consequências negativas no desempenho escolar.
A escola também é um meio em que o desenvolvimento das habilidades sociais também se manifesta, quando as crianças devem interagir com adultos ou com outras crianças e executar slogans, bem como respeitar as regras da vida grupal. Em uma sala de aula, as atividades exigem um esforço constante para o cérebro para ouvir, se concentrar e realizar múltiplas tarefas.
Dicas para melhor desempenho escolar.
É essencial que as crianças comam bem pela manhã para ter todas as forças necessárias para uma boa performance mental e física. Alimentos que são muito ricos em lipídios e carboidratos devem ser evitados. Desta forma, uma dieta com baixo índice glicêmico é ideal para melhorar o desempenho escolar das crianças. Frutas como abacaxi, manga, pêra, ameixa e uvas devem ser uma prioridade. Em vez de sorvete muito doce, as crianças poderiam comer algumas dessas frutas como uma sobremesa após o almoço.
Quanto aos vegetais, abacate (abacate), cenoura, aipo, pepino, batatas e ervilhas (ervilhas, ervilhas) são perfeitos, pois não apresentam altas concentrações de carboidratos. Da mesma forma, as crianças devem consumir legumes, como feijão preto (ervilhas), lentilhas e também grão-de-bico. E porque o corpo precisa de um suprimento diário de proteínas e gorduras, eles devem comer pratos com base em salmão, camarão, truta e sola. Iogurte, frango sem pele, azeite virgem e amêndoas também são bons para sua saúde.
Para adotar hábitos de vida saudáveis, é necessário começar por aprender a comer de forma a evitar picos de glicemia. Chegue com a compreensão de que existem bons carboidratos, boas proteínas e bons materiais gordurosos que devem ser combinados em cada refeição ou lanche. O índice glicêmico é um sistema numérico que indica a velocidade com que os alimentos ricos em carboidratos são transformados em glicose e entram no sangue.
Guia de comida para melhor desempenho escolar.
Cenouras: as cenouras são ricas em beta-caroteno (provitamina A) benéficas para habilidades visuais e crescimento. Essas vitaminas também desempenham um papel importante na proteção da pele. Eles são ricos em fibras e têm uma função reguladora do trânsito intestinal. São essenciais para o crescimento e fortalecem o sistema imunológico.
O betacaroteno também está presente em espinafre, brócolis, tomate e manga. Recomendamos consumi-los crus.
Maçãs vermelhas: a maçã vermelha contém flavonóides, antioxidantes naturais encontrados tanto na polpa quanto na casca da fruta.
Frutos vermelhos: os frutos vermelhos contêm altas concentrações de antioxidantes. Eles têm poucas calorias e são menos doces do que outras frutas com 5 a 10% de carboidratos, exceto para cerejas que são 15% e são ricas em fibras, minerais (especialmente potássio), oligoelementos, vitamina C, B e E. Eles também adicionam cálcio e ferro.
Cúrcuma: a cúrcuma é uma fonte de ferro e magnésio que são dois minerais essenciais. A cúrcuma contém flavonóides e compostos fenólicos, mas a curcumina é considerada seu principal componente antioxidante. Também desempenha um papel no fabrico de novas células, hormônios e neurotransmissores, responsáveis pelo impulso nervoso.
Amêndoas: a amêndoa é uma fruta seca particularmente energetica que favorece a criação de novas conexões (sinapses). Contém proteínas e lipídios essencialmente compostos de ácidos graxos monoinsaturados e fibras solúveis. É rico em vitamina E e em vitaminas do grupo B, especialmente B2 e B3, minerais e oligoelementos como fósforo, magnésio, cálcio, cobre, ferro e zinco.
Peixe: alimentação suplementar com ácido docosa-hexaenóico (DHA), um ácido graxo essencial poliinsaturado da série omega-3, melhora a comunicação entre células de memória no hipocampo e torna-se mais efetivo na decodificação de mensagens no cérebro .
Bases para uma boa higiene alimentar.
– Amidos: pães, macarrão, arroz, sêmola, legumes. Inclua alguns desses alimentos nas refeições para obter energia, saciedade, melhorar a atividade física e intelectual.
– 3 produtos lácteos: consumir três produtos lácteos distribuídos ao longo do dia para uma boa ingestão de cálcio e proteína, além de outras vitaminas e minerais.
– Frutas e vegetais: para um bom suprimento de minerais e vitaminas e para combater a fadiga e evitar o excesso de peso.
– Carne, ovos e peixe: consuma uma ou duas vezes ao dia para tonificar os músculos e ganhar força.
– Cálcio e vitamina C: para o crescimento, solidez dos ossos e relaxamento dos músculos.
– Baixa ingestão de carboidratos: produtos de pastelaria, doces e sobremesas, apenas de vez em quando e para se tratar.
Outro bom conselho
– Dormir o suficiente. O sonho permite consertar os conhecimentos adquiridos ao longo do dia. Idealmente, oito horas.
– Evite estimulantes como chá, café, álcool ou certos medicamentos. Em vez disso escolha citrus ou kiwis, rico em vitamina C.
– Praticar esporte. Para energizar o corpo, liberar o espírito e ajudar a combater o estresse, o melhor é a atividade física. Quanto mais relaxados estivermos, mais ganhamos em concentração e atenção. Idealmente? Corra por meia hora a cada manhã.
Um exame pode fazer a grande diferença para uma criança ou adolescente. Damos-lhe um exemplo de um cardápio ideal, antes de um exame onde estão incluídos os melhores alimentos com seus melhores componentes.
– Café da manhã: Chá verde ligeiramente adoçado.Pão de trigo integral com manteiga fresca, Iogurte natural com uma colher de mel.Suco de laranja recém-espremido.
1 fatia de presunto magro.
– Almoço:Um prato de vegetais crus com uma colher de sopa de azeite,Coxinha de frango grelhado.Pão integral com um pedaço de queijo.Semolina com frutos secos.
Água
– Lanche: Smoothie de banana e manga, iogurte natural,
– Jantar:Sopa de creme de agrião.Spaghetti bolognese (com pouca carne).Salada de alface, nozes e pedaços de queijo com azeite.
Água. Chocolate preto.
Não se esqueça de levar em conta essas dicas, pois sabemos que uma boa dieta, especialmente na infância, é essencial para o desenvolvimento físico e mental ideal.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.