Como usar o abacaxi para desobstruir as artérias e evitar doenças do coração

O abacaxi é uma fruta típica de países tropicais. Além de ser uma delícia, é bastante refrescante. O melhor de tudo é que o alimento é muito rico em benefícios. Aqui estão alguns: – Ajuda a perder peso, – Aumenta a imunidade, – Combate a prisão de ventre, – Melhora a digestão, – Age como antioxidante (impede o envelhecimento precoce do corpo)

– Purifica o sangue e o organismo, – Alivia inflamações, – Evita a retenção de líquido, – Ajude a desintoxicar o corpo, – Combate a retenção de líquido, – Protege a garganta contra infecções, – Desobstrui as artérias e previne doenças cardíacas

São muitos benefícios, não é verdade? Além de tudo isso, ainda possui propriedades que tratam artrite, úlceras e dores em geral. Se você quer desfrutar dessas vantagens, o primeiro passo é lavar bem o abacaxi ainda com casca.

Por falar em casca, saiba que ela será nossa grande aliada, pois é nela que se concentra boa parte das propriedades medicinais da fruta. Então, faça o seguinte: descasque um abacaxi. Feito isso, corte a fruta em fatias e armazene na geladeira.

E a casca? A ideia é colocá-la numa panela com um litro de água fervida. Deixe ferver por mais cinco minutos, depois desligue o fogo. Em seguida, deixe a bebida descansar por 15 minutos, coe e beba.

Você pode consumir a bebida fria ou quente. Faça isso duas ou três vezes por dia, antes de cada refeição. Dê preferência a um abacaxi orgânico.

Outros Benefícios do abacaxi:
Melhora a digestão – o fato de ser rico em vitamina C faz do abacaxi um grande aliado da digestão, ao ajudar na produção de sucos digestivos. Além disso, ele possui a bromelaína, que é um tipo de enzima que ajuda a quebrar as partículas de proteína, sendo conhecida também como um agente de neutralização que reduz a acidez no estômago.

Previne resfriado, tosse e gripe – Também pela quantidade de vitamina C, o abacaxi ajuda a prevenir gripes e resfriados, enquanto a bromelina, presente na fruta, contribui para acabar com a tosse. Especialistas afirmam que até mesmo bronquite e asma podem ser prevenidas, pelo fato da fruta promover o afinamento do muco e desobstruir os brônquios.

Fortalece os ossos – O magnésio presente no abacaxi ajuda no fortalecimento dos ossos e tecidos conjuntivos, enquanto a vitamina C auxilia na prevenção de várias doenças dos ossos e tem propriedades anti-inflamatórias. Já o cálcio, que também está presente na fruta, juntamente com a tiamina e biotina, trabalham para tornar os ossos mais fortes.

Bom para o coração – Há uma indicação médica para que pacientes de doenças cardíacas, pelo fato de que a bromelaína é uma enzima que ajuda a diminuir a viscosidade do sangue, facilitando a circulação por todo o corpo e reduzindo o risco de ataques cardíacos. Já o cobre desempenha um papel importante na síntese de células vermelhas do sangue, enquanto o potássio contribui para o controle da pressão arterial e da frequência cardíaca.

Protege os olhos – Por conter betacaroteno, o consumo regular de abacaxi ajuda a proteger as retinas dos olhos. Diversos estudos feitos já mostraram que incluir a fruta em sua alimentação contribui para a redução significativa do risco de degeneração macular causada pelo avanço da idade.

Protege a pele – As propriedades anti-inflamatórias do abacaxi contribuem para evitar o surgimento de doenças de pele, principalmente da acne, rosácea, dermatite, eczema, psoríase.

Previne contra a artrite e dores nas articulações – Esta é mais uma das funções da bromelina, que está presente no abacaxi e que ajuda na prevenção da artrite e das dores nas articulações por meio de suas propriedades anti-inflamatórias.

Aumenta a imunidade – Não é novidade dizer que todas as vitaminas do abacaxi ajudam a aumentar a imunidade do corpo, principalmente no caso da vitamina C, agindo na prevenção de várias doenças microbianas. Alguns estudos já ligaram as propriedades antioxidantes da fruta na proteção do corpo contra o câncer do pulmão e oral.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.