Como limpar parede branca: 4 receitas práticas

Com o tempo a parede branca vai ficando amarelada, mas não precisa pintar de novo para resolver o problema. Mesmo com tantas opções de cores de tinta para pintar as paredes de uma casa, comércio ou escritório, o branco ainda é a mais usada. Essa cor tem prioridade por trazer a sensação de amplitude, de tranquilidade e por ser neutra, permitindo mais possibilidades de decoração com outras cores. Mas por outro lado, qualquer marquinha deixada na parede vai ficar bem evidente. Então, veja como limpar parede branca sem manchar nem desbotar.

4 Formas de limpar parede branca

Não se preocupe em ter que aplicar uma nova demão de tinta quando perceber que a sua parede branca está ficando com aspecto encardido. Existem misturinhas caseiras que podem ser feitas para resolver o problema e deixar a parede branquinha, como era quando nova.

1. Limpeza diária com detergente: A limpeza diária é aquela básica, que dá menos trabalho e serve como manutenção para evitar que a parede fique encardida. Essa limpeza remove as marcas de dedos, de sapato e pequenas manchas.

Para limpar parede branca diariamente, vai precisar de detergente neutro, água, esponja e um pano branco macio. Faça uma misturinha de água com detergente, molhe o pano branco nessa mistura e torça. Depois aplique sobre as manchas, esfregando levemente.

Somente se a sujeira não sair é que vai precisar da esponja. Nesse caso, escolha uma esponja em que o lado mais áspero também seja branco ao invés de verde. Pingue umas gotas de detergente diretamente sobre a mancha e esfregue com a esponja. Depois passe um pano com água para remover a sujeira.

2. Limpeza diária com vinagre branco: O vinagre marca presença em muitas receitas para limpeza doméstica, pois ele clareia, desinfeta e neutraliza odores. Então também é um bom aliado para limpar parede branca. A receita é simples, só vai precisar de vinagre branco, água e um pano ou esponja, brancos.

Coloque 2 litros de água morna em um balde e misture 8 colheres de sopa de vinagre branco. Depois basta aplicar essa mistura com um pano branco ou esponja branca na parede, esfregando até a mancha sair.

Deixe alguns minutos agindo antes de passar um pano com água para remover o vinagre e a sujeira que se soltou. Mantenha o ambiente arejado e não se preocupe com o cheiro de vinagre, pois logo ele neutraliza e desaparece.

3. Limpeza pesada com saponáceo e bicarbonato: Se a sua parede branca já estiver um estado crítico, precisando de uma limpeza pesada, os produtos escolhidos devem ser mais fortes do que o detergente. Esse é o tipo de limpeza que remove manchas de caneta e outras menos fáceis de tirar. Vai precisar de bicarbonato de sódio, Sapólio cremoso, desengordurante líquido, água, esponja, pano macio e balde.

Dentro do balde (ou de uma bacia), coloque 2 colheres de sopa de bicarbonato, 3 colheres de sopa de Sapólio, 5 colheres de sopa de desengordurante e misture bem. Umedeça o pano com água e passe na parede antes de aplicar a mistura de produtos.

Com a parede já umedecida com água, passe a esponja na mistura e aplique em toda a parede para que o resultado fique uniforme. Deixe agindo durante uns 10 ou 15 minutos e depois passe um pano molhado com água. Se for uma parede interna, faça isso em um dia de sol e com as portas e janelas abertas para que a parede fique bem seca.

4. Limpeza pesada com alvejante: O alvejante é um produto próprio para branquear de tudo um pouco. Então, se quiser usar menos produtos do que na receita anterior, essa é a opção ideal. Só vai precisar do alvejante (cloro ativo), água, desengordurante, pano e um balde ou bacia.

Coloque 2 litros de água no balde ou bacia e adicione meio copo de alvejante e meio copo de desengordurante. Misture tudo muito bem. Coloque luvas de borracha nas mãos e molhe o pano nessa mistura. Torça e vá aplicando em toda a parede branca.

Você até pode aplicar apenas nas partes manchadas, mas pode ser que elas fiquem mais brancas do que o restante da parede. Por isso, para ter um melhor resultado, o ideal é limpar a parede inteira. Quando terminar de limpar, seque com um pano e deixe o local arejado.