Como limpar e eliminar o mofo da borracha da sua geladeira

Mofo na borracha da geladeira é um problema comum, que prejudica não somente o aparelho, mas também a qualidade dos alimentos conservados no eletrodoméstico. A borracha da geladeira serve para vedar bem a entrada e a saída de ar. Apesar dessa grande utilidade, muita gente ignora os cuidados que toda geladeira exige.

Se, por exemplo, você nunca limpa a borracha, o acúmulo de sujeira acaba desenvolvendo mofo. Resultado: o material desgastado perde sua função inicial e o mofo se espalha até chegar aos alimentos.

Por isso, resolvemos escrever esta matéria – não só para que você aproveite o tempo útil da geladeira, como também para preservar sua saúde contra qualquer possibilidade de contaminação.

Se sua geladeira é nova, saiba que é preciso limpar a borracha sempre que fizer a limpeza do eletrodoméstico. O ideal é que a higienização seja realizada a cada 15 dias. Basta esfregar uma esponja com água e detergente. Para enxaguar, use um pano molhado.

Por fim, passe um pano seco. Simples, não é verdade? “Mas e se a minha geladeira já estiver com mofo?” – você deve estar se perguntando. Bom, neste caso, você deve colocar água sanitária pura num recipiente de spray e borrifar diretamente na borracha.

Feito isso, deixe agir por 15 a 30 minutos, até as manchas pretas desaparecerem. Para reforçar, esfregue a borracha com uma escova ou esponja.

Em seguida, passe um pano molhado para enxaguar. Nunca deixe de secar essa área: use um paninho para evitar a umidade e o mofo.

Se o mofo estiver completamente eliminado, não há mais necessidade de limpar outras vezes com água sanitária – até porque esse produto é corrosivo e, se usamos com frequência, ressecamos a borracha.

Outra dica importante: por menor que seja o procedimento de limpeza, sempre desligue a tomada da geladeira para evitar levar choque elétrico.