Coceira nos pés pode ser sinal de que sua saúde não vai bem; 9 doenças relacionadas a este incômodo

Esse incômodo e sensação desconfortável, muitas vezes não está relacionado a nada grave, mas é importante conhecer os sintomas ligados à doenças.

A coceira nos pés, é vista como inofensiva, embora cause um grande incomodo e gere desconforto. O que poucos sabem, é que a coceira nos pés, pode indicar doenças mais graves, assim como a psoríase, neuropatia periférica e até mesmo, é um sinalizador de que sua circulação sanguínea não está boa.

Mas, sem neuras! A coceira no pé ocorre também em outras situações sem riscos, por exemplo quando a pele está desidratada. É importante entender quando este incomodo é um sinalizador de que algo não vai bem, caso apresente os sintomas, procure um profissional.

Saiba quais doenças podem ser indicadas por este sintoma: Coceira nos pés
1. Psoríase: Está é uma doença de pele comum, crônica e não é contagiosa, as causas de psoríase são desconhecidas, porém pode estar relacionada com o sistema imunológico, a interatividade com o meio ambiente e até mesmo com suscetibilidade genética.

Os sintomas de psoríase apresentam manchas vermelhas, escamas secas, pele ressecada, coceira e dor. Psoríase não tem cura, mas tem tratamento, através do uso de pomadas, cremes, medicamentos e fototerapia.

2. Pele seca: A pele dos pés tende a sofrer com este incomodo. Nesta região, não possuímos glândulas sebáceas, o que gera uma certa facilidade para ressecar a pele. Muitos também não se lembram de hidratar os pés durante os cuidados estéticos rotineiros.

Ao estar muito seca a pele, pode causar coceira intensa e persistente caso não seja tratada. O recomendado é que você utilize um hidratante nutritivo, que seja aplicado nos pés todos os dias após o banho. Ao escolher o melhor creme hidratante, verifique os que contenham ureia ou ácido salicílico, que ajudam na remoção de peles mortas.

3. Neuropatia periférica: Está é uma condição que afeta os nervos do corpo, causando sintomas como: Dor, formigamento, falta de força, algumas regiões sensíveis e coceira. Normalmente, essa doença afeta principalmente os pés e as mãos, pode ser devido a diabetes melito, lepra, doenças autoimunes e desnutrição grave.

Caso apresente estes sintomas, busque ajuda médica. Cada caso necessita de um tipo de tratamento, podendo o profissional indicar medicamentos ou fisioterapia para reabilitação das áreas afetadas

4. Má circulação: A má circulação indica dificuldade do sangue passar pelas veias, causando sintomas como, mãos frias, inchaço nos pés, formigamento e coceira nos pés e pernas, também pode causar dor nas pernas e surgir varizes. Este é um problema que ocorre com mais frequência em mulheres, pode ser mais intenso na gestação e provocar inchaço acentuado dos pés.

5. Pé de atleta: Essa enfermidade é conhecida também como frieira. Trata-se de um tipo de micose de pele, causado por fungos, afeta principalmente a sola dos pés e entre os dedos, o sintoma é coceira intensa e descamação. Pessoas que fazem uso de calçados fechados, juntos e transpiram muito os pés, tendem a sofrer com este mal. Para o tratamento é necessários cremes ou pomadas antifúngicas.

6. Bicho-de-pé: Um pequeno parasita denominado Tunga penetrans, se infiltra na pele, atingindo principalmente os pés. Ele se desenvolve rápido, os sintomas causados são: dor, coceira e vermelhidão.

O parasita deve ser removido do local afetado, também pode ser necessário o uso de cremes à base de cânfora, ou, vaselina salicilada ou antiparasitários.

7. Alergia: O grande incomodo de coceiras nos pés, também pode ser recorrente de uma reação alérgica, provocada por alimentos, cosméticos, alguns medicamentos, sol, picadas de inseto entre outras causas.

Os sintomas de alergia, são coceira, descamação e irritação da pele, vermelhidão, presença de manchas ou bolinhas vermelhas ou brancas. O ideal é buscar ajuda de um médico e descobrir a causa da reação alérgica para definir o melhor tratamento.

8. Síndrome mão-pé-boca: Essa é uma doença altamente contagiosa, os sintomas são: febre alta, dor de garganta, falta de apetite, aftas na boca e bolhas pequenas nas mãos e nos pés, que causam forte coceira.

9. Desidrose: Essa enfermidade causa pequenas bolhas com líquido nas mãos e nos pés, causando forte coceira. A desidrose tente a melhorar com prazo de uma a três semanas, porém pode se tornar crônica.

Não se sabe ao certo a origem de desidrose, mas ela desencadeia mais facilmente no verão e está relacionada ao suor e também a fatores emocionais. Neste caso, é preciso buscar ajuda de um dermatologista.

Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico.