Chá de limão e orégano: desinflama a garganta, reduz a febre e a tosse

Esta infusão ajuda a restabelecer a saúde respiratória, aliviando os sintomas da gripe de forma natural. Se você se preocupa com a sua saúde e está sempre em busca de alternativas naturais para turbinar a imunidade, precisa apostar nesta infusão de limão com orégano.

Este chá é excelente para quem está com tosse, garganta inflamada e catarro preso (aquele que entope o nariz, ouvido e peito). A combinação desinflama os brônquios, já que possui propriedades expectorantes. Além disso, ajuda a reduzir a febre e combater dores de cabeça. Veja os benefícios individuais do limão e do orégano.

Benefícios do limão
O limão é rico em nutrientes eficazes contra a gripe, como flavonoides, vitaminas C e B6, cálcio, magnésio e ácido cítrico. Juntos, esses nutrientes conferem ao limão grandes virtudes medicinais:

Propriedades expectorantes
Por ser rico em óleos essenciais, o limão alivia alguns sintomas da gripe, como tosse, secreção e congestão no nariz e na garganta.

Propriedades antigripe
Devido à abundância de ácido cítrico e flavonoides, o limão possui propriedades antissépticas, anti-inflamatórias e antigripe. Com isso, combate o vírus que causa a influenza. E o consumo regular da fruta também previne essa infecção viral.

Propriedades diaforéticas
Olimão é rico em ácido alfapineno, substância que ajuda a aliviar a febre e calafrios. Propriedades imunes
Pelo fato de ser rico em vitamina C, o limão estimula a produção de glóbulos brancos no organismo, fortalecendo o sistema imunológico.

Devido a esses benefícios, o limão é eficaz contra diversos sintomas da gripe, como dor de cabeça, dor de garganta, calafrios e febre. Benefícios do orégano
O orégano possui propriedades expectorantes que ajudam a aliviar os sintomas de doenças respiratórias.

Segundo um estudo da Universidade de Salamanca, Espanha, as propriedades medicinais do orégano ajudam o sistema respiratório a se curar.

De acordo com esse estudo, o chá de orégano combate os sintomas da faringite, bronquite, tosse e até asma. Além disso, o orégano possui antioxidantes que fortalecem o sistema imunológico e combatem os radicais livres. Auxilia também no tratamento de infecções como a gripe e resfriados, aliviando dores de garganta e de cabeça.

Por fim, uma pesquisa realizada por cientistas da Universidade Autônoma de Querétaro, no México, concluiu que o orégano contém substâncias antioxidantes que eliminam bactérias. A infusão de limão com orégano ajuda a restabelecer a saúde respiratória, aliviando os sintomas da gripe de forma natural.

Ingredientes: 1 colher (sopa) de orégano seco, Suco de dois limões – espremidos na hora, 1 colher (sopa) de mel 300 ml de água

Modo de preparo: Ferva a água, adicione o orégano, desligue o fogo e deixe em infusão até chegar ao ponto de morno. Coe, acrescente o suco de limão, adoce com o mel e tome em seguida. Faça este chá duas vezes ao dia, durante duas semanas.Tome a primeira xícara pela manhã, em jejum, e a segunda à noite, antes de dormir.