Chá de Hibisco ajuda à perder gordura da barriga e do quadril

O chá de hibisco é preparado com a planta Hibiscus sabdariffa originária da África e da Ásia. Popularmente, essa planta pode ser conhecida por diversos nomes como vinagreira, azedinha, azeda da guiné, quiabo azedo, quiabo róseo, quiabo roxo, quiabo de angola, caruru azedo, caruru da guiné, rosélia e vários outros.

Propriedades nutricionais do hibisco – O chá de hibisco contém os seguintes nutrientes: Antioxidantes: flavonoides antocianinas; Vitaminas do complexo B; Minerais: cálcio, magnésio, ferro, fósforo, e potássio; Ácidos orgânicos.

Benefícios: Uma das maiores utilidades do chá de hibisco é para a perda de peso e de gordura, e é por causa dessa finalidade que ele é mais consumido. Além desse benefício, essa bebida pode agir produzindo vários outros efeitos benéficos à saúde.

Reduz o peso e a gordura: O benefício da emagrecimento, redução de peso e gordura corporal, especialmente a gordura abdominal e quadris, oferecido pelo chá de hibisco, se deve a três fatores: ausência de calorias, efeito diurético, redução da adipogênese.

Não contém calorias: Um dos grandes benefícios desse chá é que ele não contém calorias. Essa propriedade contribui muito para quem está tentando perder peso e gordura, pois controla e evita o ganho de peso. Com isso, pode ser adicionado normalmente na alimentação.

Diurético: Como um agente diurético, o chá de hibisco evita a retenção de líquidos de uma forma geral no corpo e, consequentemente, o aumento de peso corporal, principalmente nas regiões onde há mais acúmulo de gordura como o abdômen e quadris (na mulher). Esse efeito ocorre por causa das substâncias antioxidantes.

Antiadipogênico: O chá de hibisco também reduz o efeito a adipogênese, ou seja, previne o acúmulo de gordura. A adipogênese é um processo onde as células de gordura jovens se transformam em células de gordura maduras e, depois de desenvolvidas, acabam se depositando no corpo. Não há certeza, ainda, qual é a substância que produz esse efeito, porém, acredita-se que possa ser por causa dos agentes antioxidantes.

Oferece outros benefícios à saúde – Auxilia no tratamento de doenças: O chá de hibisco possui muitas propriedades e, por isso, é utilizado para diversas finalidades dentro da medicina. Auxilia no tratamento de distúrbios gastrointestinais, atua na prevenção de câncer, combate infecções, é antibacteriano, exerce efeito protetor do fígado, diminui a febre, combate o estresse e a ansiedade através das propriedades calmantes, e várias outras doenças.

Protege o sistema cardiovascular: Um efeito comprovado é o de protetor do sistema cardiovascular. Isso porque esse chá controla os níveis de triglicerídeos, diminui o colesterol ruim (LDL), aumenta o colesterol bom (HDL) e controla a pressão arterial.

Antioxidante: Outro efeito comprovado é a sua ação antioxidante. Esses chás que emagrecem combatem os radicais livres circulantes no organismo. Os radicais livres surgem através de processos metabólicos que acontecem constantemente no corpo e também por meios externos como alimentação, poluição, radiação, fumo, substâncias químicas e outros.

Esses radicais atacam as células saudáveis do corpo gerando sérias consequências como envelhecimento, doenças, enfraquecimento do sistema imune e outras. Os antioxidantes agem, então, reduzindo e neutralizando a ação dos radicais livres.

Contraindicação: Pessoas que possuem problemas cardíacos e as gestantes devem limitar a ingestão desse chá, pois o consumo pode não ser benéfico nesses casos. O ideal é procurarem primeiro um médico para saber se pode ou não incluir essa bebida na alimentação.

Como fazer: O chá é preparado com 1 xícara (chá) de água fervente e 1 colher (sopa) dos cálices e brácteas das flores. Pode ser consumido tanto gelado quanto quente e a recomendação de consumo é de 1 a 3 xícaras por dia, mas pode variar de acordo com a finalidade para a qual esse chá é ingerido.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.