Chá de alcaçuz emagrece? Saiba para que serve essa raiz medicinal
Todos sabem que a natureza é bastante sábia quando se trata de medicina natural. Diversas são as alternativas encontradas em campos e florestas para ajudar o ser humano com sua saúde e até mesmo na hora de emagrecer. Ervas, alimentos naturais e raízes, são poderosos aliados contra o sobrepeso e é especificamente sobre uma dessas raízes que você vai conhecer agora: o chá de alcaçuz.
Mas, O que é alcaçuz? O alcaçuz pode ser conhecido por diversos nomes nas diferentes regiões do país, como alcaçuz-brasil, alcaçuz-brasileiro, cipó-ema, vassoura de relógio, raiz-doce, uruçakê, regaliz ou glicirriza. Mas seu nome científico é Glycyrrhiza glabra. É uma raiz encontrada em farmácias, lojas de produtos naturais e grandes mercados.
Para que serve o chá? O chá de alcaçuz tem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, expectorantes, antitússicas (contra tosse), antimicrobianas, antioxidantes, antissépticas, diuréticas, laxantes e tônicas. Assim, ele auxilia em tratamentos variados e no reequilíbrio do organismo, quando ingerido com a orientação de um médico e dentro de um estilo de vida saudável.
Para dores no estômago: Alivia azia, úlceras e gastrites, além de apresentar ação calmante para a mucosa do sistema gastrointestinal e ação estimulante para a função biliar que protege o estômago.
Para aliviar alergias: O alcaçuz e seus derivados mantêm a mucosa da garganta hidratada, evitando a irritação em casos de tosses alérgicas.
Para combater o cansaço: Um poderoso estimulante físico e mental que, ao consumi-lo, fará você se sentir energizado. Com o organismo cheio de energia, seu metabolismo se acelera, ajudando na redução de peso.
Para aliviar sintomas de resfriados: Assim como o gengibre, o alcaçuz possui propriedades benéficas no tratamento dos sintomas dos resfriados. Ele é anti-inflamatório, expectorante, antimicrobiano e antioxidante, ajudando a fortalecer o organismo para se curar do vírus.
Chá de alcaçuz emagrece? Ele ajuda no processo de emagrecimento, mas, para isso, precisa ser consumido com cuidado e controle médico. Atua como acelerador do metabolismo, o que também acelera a queima de gordura quando se faz uma dieta balanceada e se pratica atividade física regularmente.
Também, tem ação antioxidante que ajuda o corpo a se livrar das inflamações que dificultam o emagrecimento. Para ter esse efeito, ele deve ser tomado meia hora antes do café da manhã e meia hora antes do almoço.
Como preparar e consumir: Veja abaixo uma receita prática e eficaz de como você pode utilizar essa raiz para garantir todos os benefícios mencionados.
Ingredientes: Raiz de alcaçuz: 2 unidades pequenas; Água: 1 litro.
Modo de preparar: Em uma panela, deixe a água esquentar e adicione as raízes de alcaçuz. Deixe ferver por 10 minutos. Coe a mistura e beba no máximo 2 xícaras por dia.
Com o passar dos dias você vai perceber que essa mistura está desintoxicando e regulando o seu organismo. Para obter melhores efeitos, deve manter um estilo de vida saudável, com alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.
Cuidados e contraindicações: Algumas pessoas podem perceber efeitos colaterais do alcaçuz no organismo, como a retenção de líquidos, aumento da pressão, redução da concentração de potássio no organismo, dor de cabeça, abdominal e dificuldade para respirar.
Por esses motivos é que não se deve fazer uso dessa raiz sem a orientação médico. O chá é contraindicado para gestantes, lactantes, pessoas com anemia, pressão alta, glaucoma, doença cardíaca, para quem usa anticoncepcional oral ou faz tratamento hormonal.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Site: Dicasonline.com