Chá anti-inflamatório e antitumoral com apenas 3 ingredientes
Esta bebida é superpotente para ajudar a tratar infecções do trato respiratório, doenças degenerativas e câncer. Junte o que há de melhor e terá um chá que é mais que um simples chazinho da tarde. Trata-se de um chá que é antioxidante, anti-inflamatório, antibiótico e antitumoral. Isso porque seus ingredientes são mais que especiais.
O abacaxi com a casca, por exemplo, é rico em bromelina. A bromelina é um princípio ativo do abacaxi que traz diversos benefícios para saúde. Está presente no talo do abacaxi e também na casca, normalmente as partes que vão para o lixo. O ideal mesmo é fazer sucos e chás usando todas as partes dessa fruta.
Entre os principais benefícios do abacaxi, podemos destacar: – Favorece a digestão – Regula o sistema imunológico – É anti-inflamatório – Dissolve o muco ou catarro dos pulmões, facilitando a expectoração – Atenua significativamente os sintomas da sinusite – Tem ação emagrecedora, pois acelera o metabolismo – É antidiarreico – Evita a trombose e melhora o sistema cardiovascular – Atua na prevenção de tumores – É rico em vitamina C e por isso é um excelente antioxidante – Aumenta a produção de colágeno, evitando o envelhecimento precoce e atuando na regeneração de tecidos como nos casos de cortes, queimaduras e fraturas.
Já a cúrcuma, possui grande poder anti-inflamatório e antioxidante. É rica em vitaminas A, C e E, além de minerais como cálcio, ferro, potássio e aminoácidos. O ideal, segundo doutor Dayan Siebra, é consumir três gramas de cúrcuma por dia, o que equivale a uma colher de chá.
Principais ações da cúrcuma: – Melhora a saúde do coração – Reduz a ocorrência de doenças neurodegenerativas como Alzheimer e parkson – Potencializa as funções cerebrais, graças às suas propriedades neuroprotetoras – Melhora a cognição e a memória – Previne a ocorrência de alguns tipos de câncer – Ajuda no tratamento da artrite – Ajuda a emagrecer, por ser um potente anti-inflamatório – Melhora todo sistema gastrointestinal
E o gengibre, com suas inúmeras propriedades medicinais, não fica atrás: – É bastante utilizado em todo o mundo para problemas respiratórios – Devido ao seu poder antibiótico, é muito potente em inibir o desenvolvimento de bactérias e de vírus que causam infecções pulmonares como pneumonia, tuberculose, bronquite – É também muito eficiente contra as tosses. – Tem uma ação antioxidante importante, combatendo os radicais livres. – Protege o estômago e ajuda a combater a bactéria H. pylori. – Também tem ação antitumoral para determinados tipos de câncer
O gengibre também tem a função de fazer com que a cúrcuma seja melhor absorvida – Receita do chá de abacaxi, cúrcuma e gengibre: Ingredientes: – 1 rodela grossa de abacaxi com a casca e o talo – 1 colher (chá) de cúrcuma ralada – 1 colher (chá) de gengibre ralado – 250 ml de água
Modo de preparar: 1- Após fazer a higienização do abacaxi, corte uma rodela em pequenos pedaços com casca e tudo. 2- Coloque a água para ferver. 3- Quando a água começar a levantar fervura coloque o abacaxi com casca, a cúrcuma e o gengibre ralados. 4- Diminua o fogo e deixe ferver por cinco minutos. 5- Após esse tempo, desligue o fogo e tampe. 6- Após esfriar ou ficar morno, é só coar e estará prontinho para ser consumido. 7- Você pode tomar quente, morno, gelado – vai do gosto de cada um.
Pode ainda adoçar com mel, caso ache necessário e não tenha restrição quanto ao consumo do mel. Principais benefícios deste chá: – É um poderoso anti-inflamatório – É anticancerígeno – Possui ação emagrecedora – É excelente para afecções do trato respiratório – Tem ação antibiótica – É um potente antioxidante
Dicas importantes:
– Procure usar ingredientes orgânicos. Caso não seja possível, lave bem a fruta e as raízes com uma escovinha e deixe de molho em água com hipoclorito e depois no bicarbonato de sódio.
– Mulheres grávidas não devem tomar este chá.
– Pessoas alérgicas ao abacaxi, à cúrcuma e/ou ao gengibre também não podem consumir este chá.
– Hipertensos devem consumir gengibre moderadamente.
– Pessoas que têm pressão muito baixa também devem evitar o gengibre.
Os diabéticos precisam ter cuidado com a ingestão do gengibre, pois diminui muito o açúcar do sangue e isso pode causar uma crise de hipoglicemia. O ideal é não consumir. Pessoas que fazem uso de anticoagulantes devem manter distância do gengibre e do açafrão.
A bromelina contida no abacaxi pode interagir com medicamentos antidepressivos, anticonvulsivantes e antibióticos. Portanto, se você faz uso desses medicamentos é melhor evitar o abacaxi. Quem tem pedras nos rins e na vesícula não pode consumir a cúrcuma.
Procure sempre seu médico nutricionista para que ele avalie melhor, pois cada pessoa é única e ele vai saber dizer se no seu caso precisa apenas consumir esses ingredientes em pequena quantidade ou se é necessário manter total distância.