C4ncer de boca: 10 sintomas que não devem ser ignorados
O câncer de boca e garganta, infelizmente, ainda é muito comum no Brasil, sendo que os pacientes costumam procurar atendimento médico quando o tumor encontra-se bastante avançado, o que diminui as chances de tratamento mais eficaz. Desta forma, é de fundamental importância procurar a ajuda médica, para que seja feito o diagnóstico o quanto antes e para que se tenha maior sucesso no tratamento.
Uma das doenças que mais assusta em todo o mundo, é o câncer, o diagnóstico desta doença pode ser sinal de fim da vida. A doença pode atingir muitas regiões, por isso cabe a nós estarmos sempre atentos aos sintomas.
A atenção aos sinais da doença, logo de imediato, são fundamentais para sua cura rápida, e as chances de se curar aumentam gradativamente.
Por isso hoje iremos falar sobre o câncer de boca, que sempre se manifesta de diversas formas, por isso fique atento aos sinais.
- Feridas na boca
Feridas constantes na boca, sem uma explicação o óbvia, são sinais de câncer de boca, fique atento.
- Lesões nos lábio
Lesões de diversos tamanhos e formas no lábio, podem ser um indício de câncer, mantenha-se antenado.
- Aftas
As aftas normalmente inofensivas, devem desaparecer em uma semana, caso o contrário, procure um médico imediatamente.
- Dificuldade para engolir
Outro sintoma bem manifestante, é a dificuldade em engolir alimentos, quando na verdade não se deve ter, vá ao médico se tiver com este problema, o quanto antes.
- Ferimentos na língua
Ferimentos na língua são incomuns, quando você não a mordeu sem querer, se o ferimento aparecer, não perca tempo procure um médico.
- Nódulos no pescoço
Nódulos no pescoço, mantenha-se sempre atento aos nódulos, com eles não se brinca.
- Sangramento na boca ou gengiva
Sangramentos não só na boca, mais em qualquer região de seu corpo, são um sinal de alerta do seu organismo, caso tenha ocorrido, procure ajuda médica.
- Febre constante
- Dor na boca
É uma dor constante, que não passa.
- Feridas na bochecha
Oque leva a ter um câncer na boca?
O tabagismo, uso de álcool, radiação solar, deficiência imunológica, hereditariedade. Veja abaixo mais algumas reações que devem ser levadas em consideração.
-Dificuldade ou dor ao falar, mastigar e engolir;
-Ínguas ou caroços no pescoço devido ao aumento dos linfonodos;
-Dor em torno dos dentes, que podem cair facilmente;
-Mau hálito persistente;
-Perda súbita de peso.
O auto-exame previne a doença?
O auto-exame da boca é uma técnica simples que a própria pessoa utliza para conhecer a estrutura normal da boca e, assim, identificar possíveis anormalidades, como mudanças na aparência dos lábios e da parte interna da boca, endurecimentos, caroços, feridas e inchações. Entretanto, esse exame não substitui o exame clínico realizado por profissional de saúde treinado. Para a realização do auto-exame são necessários um espelho e um ambiente bem iluminado. Mesmo que não encontre nenhuma alteração, é importante a consulta regular ao dentista para exame clínico da boca.
Como é feito o tratamento
O tratamento do câncer de boca deve ser orientado por um oncologista e pode ser feito através de cirurgia, quimioterapia, radioterapia, terapia alvo ou imunoterapia, dependendo da localização do tumor, gravidade da doença e se o câncer já se espalhou para outras partes do corpo.