Bacalhau à portuguesa: 2 receitas com todo o sabor da culinária lusitana à mesa
Utilizar o termo “bacalhau à portuguesa” é quase que redundante, pois as receitas com bacalhau que os brasileiros conhecem são praticamente todas heranças dos portugueses.
Mas o que se quer dizer ao falar nessas receitas é que os acompanhamentos do peixe seguem a cultura lusitana, utilizando ingredientes como batatas, ovos, azeitonas, pimentões, cebolas e muito azeite de oliva. O modo de preparo é que varia um pouco entre uma receita e outra. Então, se gosta desses ingredientes, vai também gostar das receitas a seguir.
Receitas deliciosas de bacalhau à portuguesa para experimentar: Um fato curioso é que o bacalhau à portuguesa realmente é preparado em Portugal. É curioso, porque muitas receitas que levam o nome de outros países nem são conhecidas no tal lugar. Esse prato se assemelha bastante a vários outros com bacalhau e batatas, mas o que importa é que é delicioso e perfeito para servir como principal em almoços e jantares.
Torta portuguesa de verdade: Essa é a torta “de verdade”, pois a receita e os ingredientes são todos tradicionais. – Ingredientes: Bacalhau: 4 lombos; Batatinhas: 800 gramas; Cebolas: 2 unidades; Alho: 3 dentes; Tomate pelado: 1 lata; Louro: 1 folha; Azeite: 4 colheres (sopa); Coentros: 1 ramo; Azeitonas: a gosto; Farinha: para passar; Óleo: para fritar.
Modo de preparo: Dessalgue o bacalhau com um dia de antecedência. No dia seguinte, seque bem o bacalhau e tempere-o com pimenta. Passe depois o bacalhau por farinha, frite-o em óleo de ambos os lados a gosto, retire-o e reserve-o.
Lave as batatinhas e leve-as a cozinhar com a pele em água temperada com sal. Descasque e lave as cebolas e os dentes de alho, corte as cebolas em meias luas e pique os alhos. Pique também o tomate pelado. Numa frigideira ao fogo, aqueça o azeite, junte a cebola, os alhos e a folha de louro e deixe refogar, mexendo de vez em quando, até que a cebola fique douradinha.
Adicione depois o tomate picado e o ramo de coentros, tempere com sal e pimenta e deixe cozinhar até ficar macio. Escorra as batatinhas cozidas, deixe-as amornar e retire a pele. Coloque um pouco da mistura do tomate numa travessa funda, disponha o bacalhau e as batatas por cima, cubra com o restante preparado de tomate e sirva decorado com azeitonas.
Bacalhau com pimentões e ovos
Essa receita, também segue as dicas da versão tradicional, mas leva ainda os pimentões coloridos e os ovos cozidos para ficar mais completa. – Ingredientes: Bacalhau dessalgado: 1 quilo; Batatas: 600 gramas; Alho picado: 5 dentes; Cebolas picadas: 2 unidades; Louro: 2 folhas; Pimentão vermelho: 1 unidade; Pimentão verde: 1 unidade; Ovo: 2 unidades; Palmito em conserva: 1 xícara; Tomates: 4 unidades; Azeitonas: 1 xícara; Azeite: 3 colheres (sopa); Sal, pimenta e cheiro-verde: a gosto.
Modo de preparo: Descasque as batatas e corte em rodelas. Coloque para ferver uma panela com água e um pouco de sal, adicione as batatas e deixe cozinhar por 10 minutos ou até ficarem macias. Coloque no fogo outra panela com água para cozinhar o bacalhau e os ovos. Tampe e deixe por 10-15 minutos ou até as lascas do bacalhau separarem. Após, desligue o fogo e escorra a água.
Numa panela grande coloque o azeite, as folhas de louro, as cebolas e os dentes de alho. Refogue até a cebola ficar macia e junte os pimentões cortados em tirinhas ou rodelas e sem as sementes. Deixe por mais 2-3 minutos mexendo de vez em quando. Pique os tomates sem as sementes e adicione à panela.
Deixe por 5 minutos e adicione o bacalhau para pegar os sabores da panela. Tempere a gosto com sal e pimenta. Monte essa receita começando por colocar no fundo as batatas, o palmito e os ovos cortados em rodelas. Sobre esses ingredientes coloque o bacalhau, cubra com o refogado e decore com azeitonas e cheiro-verde.