Artrite, hipertensão, Alzheimer e mais 5 benefícios da poderosa planta unha-de-gato
Quem já ouviu falar na planta unha-de-gato? Conhecida também como herinha, é uma planta medicinal que cresce em forma de cipó, formando arbustos trepadores. Suas folhas são verde-claras e possui espinhos levemente curvados.
Seu caule é marrom avermelhado e creme e pode armazenar água em seu interior para suprir suas próprias necessidades. A unha-de-gato (cujo nome científico é Uncaria tormentosa) é usada terapeuticamente há séculos por povos indígenas da Amazônia.
Por lá, acredita-se que a planta tenha poderes mágicos de cura. E, de fato, há algo de mágico nessa planta. A unha-de-gato (cujo nome científico é Uncaria tormentosa) é usada terapeuticamente há séculos por povos indígenas da Amazônia.
Por lá, acredita-se que a planta tenha poderes mágicos de cura. E, de fato, há algo de mágico nessa planta. Composta por pelo menos 30 constituintes – incluindo alcaloides, taninos, ácidos fenólicos, diterpenos, flavonoides e outros fitoquímicos poderosos – a unha-de-gato tem mesmo a capacidade de curar muitas enfermidades. Veja uma lista com oito benefícios da planta:
1. Antioxidante poderoso: A análise dos extratos da planta revelou que ela é um antioxidante potente, com maior atividade de eliminação de radicais livres, em comparação com frutas, verduras, cereais e outras plantas medicinais. Isso porque possui concentrações muito altas de taninos e compostos fenólicos.
2. Repara danos no DNA: Todos os dias, nosso DNA sofre milhões de eventos prejudiciais. O simples fato de respirarmos oxigênio introduz radicais livres em nossos corpos, que se acumulam com o tempo e causam danos não apenas ao DNA, mas também ao RNA e às proteínas.
Passar muito tempo exposto ao sol é outra maneira de danificar o DNA, já que a exposição à luz ultravioleta e outras formas de radiação é conhecida por prejudicar o funcionamento normal das células que podem levar ao câncer de pele.
A poluição do ar – especificamente os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs), que são encontrados nos gases de escapamento do carro, na fumaça do cigarro e na queima de combustíveis fósseis – pode comprometer o DNA e resultar na formação de tumores no corpo.
Estudos realizados com a unha-de-gato mostraram que ela pode ajudar a reparar o DNA danificado. Em um estudo realizado em 2001, um grupo de voluntários saudáveis foi submetido a tratamentos de quimioterapia para induzir danos ao DNA.
Eles então receberam extratos de água de unha-de-gato por um período de oito semanas.
Os suplementos da planta reduziram a quantidade de danos no DNA que ocorreram e aumentaram o grau de reparo do DNA em comparação com o grupo de controle.
Outro estudo testando o efeito da unha-de-gato em peles expostas à radiação resultou em uma redução da morte celular por luz UV e melhorou o reparo do DNA.
3. Fortalece o sistema imunológico: A unha-de-gato pode estimular o sistema imunológico, de acordo com pesquisas científicas.
Os estudos indicam que isso se deve aos alcaloides da planta, capazes de ajudar as células de defesa do organismo durante a fagocitose, processo em que as células atacam e capturam corpos estranhos e os digerem, eliminando-os.
4. Ajuda a tratar os sintomas da artrite: A unha-de-gato também possui poderosas propriedades anti-inflamatórias e pode eliminar um grupo de proteínas pró-inflamatórias que têm sido implicadas na artrite reumatoide.
A ingestão do suplemento da unha-de-gato durante um ano por pessoas que sofrem artrite reumatoide foi capaz de reduzir a dor e o inchaço em mais de 50%.
Também benéfico para os pacientes com osteoartrite do joelho, o uso da planta medicinal por apenas uma semana reduziu significativamente a dor durante a caminhada e outras atividades físicas.
5. Diminui a pressão arterial alta: A hipertensão é uma condição comum que, quando não tratada, provoca problemas cardíacos, como ataque do coração e derrame.
Ao avaliar os efeitos redutores da pressão sanguínea de várias ervas e plantas (felizmente, existem muitos), a unha-de-gato foi identificada como um remédio natural para a hipertensão arterial.
Um alcaloide neuroprotetor, a hirsutina mostrou-se, em estudos com animais, um bloqueador eficaz dos canais de cálcio – impedindo a entrada de cálcio no coração e nos vasos sanguíneos, o que resulta em pressão arterial mais baixa.
6. Promissora como tratamento para a doença de Alzheimer: Os efeitos neuroprotetores da unha-de-gato também se estendem a doenças cerebrais degenerativas, como a doença de Alzheimer. Ela é capaz de inibir as proteínas associadas ao desenvolvimento da soença de Alzheimer.
Além desses efeitos preventivos, a unha-de-gato teve a capacidade de “desestabilizar” essas proteínas depois que elas já haviam se formado no cérebro.
O impacto da planta neste estudo fez com que os pesquisadores pensassem que ela tem a potência para se tornar um remédio natural para a prevenção e/ ou cura do mal de Alzheimer.
7. É antimutagênica: Na luta contra o câncer, muitas vezes remédios fitoterápicos são negligenciados, apesar da enorme quantidade de descobertas científicas que indicam que muitas plantas têm o poder de prevenir e corrigir a disseminação maligna de células anormais.
No caso da unha-de-gato, a pesquisa sugere que ela é antitumoral e antimutagênica. Um estudo in vitro de células de câncer de mama descobriu que a planta reduziu a frequência de mutações, assim como diminuiu a disseminação de células cancerosas em 90%.
O melhor é que, mesmo no estágio tardio, a unha-de-gato mostrou um benefício para as pessoas com câncer avançado.
Cerca de 50 pacientes com tumores sólidos, que tinham uma expectativa de vida de apenas dois meses, e estavam sem mais opções de intervenção médica, receberam 100 mg de unha-de-gato três vezes por dia.
Não só a planta melhorou sua qualidade de vida (redução da fadiga, ansiedade, depressão e inflamação, além de melhorar a qualidade do sono e funcionamento social), como também o tratamento prolongou a sobrevida em quatro dos participantes, estabilizando sua condição por até oito meses.
8. É antiviral: Além do suporte do sistema imunológico, a unha-de-gato possui fortes propriedades antivirais. Estudos sobre os efeitos da planta no vírus da dengue e no herpes, por exemplo, mostraram que isso ajudou a retardar a propagação da infecção.
No teste do vírus do herpes, o extrato da planta impediu que o vírus se ligasse às células do hospedeiro, enquanto o estudo da dengue descobriu que reduzia as taxas de infecção de monócitos, um tipo de células do sistema imunológico. Como usar a unha-de-gato?
Você pode fazer um chá com as folhas da planta ou ingerir cápsulas vendidas em farmácias de medicamentos naturais. Para o chá de unha de gato, use uma colher (sopa) das folhas de unha-de-gato ou 20 gramas da raiz para 1 litro de água.
Ferva a água, adicione a planta, desligue o fogo e deixe descansar durante 15 minutos, com a panela tampada. Recomenda-se tomar o chá de unha-de-gato de oito em oito horas, entre as refeições. Para ter certeza sobre a dose diária necessária, é sempre bom procurar um especialista em fitoterapia.
E atenção: Se usada em excesso, a unha-de-gato pode causar efeito diarreia, náuseas e prisão de ventre. Grávidas não devem consumir a planta.
Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Cura Pela Natureza