Arrepiante: você já acordou no meio da noite e não conseguiu se mexer? Entenda

Você já acordou e tentou se mexer, gritar, pedir ajuda ou fazer qualquer coisa e não conseguiu? Nessa hora imaginamos que algo terrível está sobre nós, nos segurando de alguma forma, que chega a sufocar e não conseguimos nos defender.

Se isso já aconteceu com você, fique tranquilo, pois não se trata de um pesadelo e sim de um problema chamado ”paralisia do sono”.

Isso pode acontecer nas pessoas quando ela começa a entrar no estágio REM do sono onde os movimentos rápidos dos olhos são caracterizados pela paralisia dos músculos ou quando a pessoa acorda antes mesmo desse estágio ter acabado.

O que acontece é que o cérebro acorda e fica alerta a tudo que se passa ao seu redor, mas o corpo ainda continua paralisado, como se ainda tivesse dormindo. Segundo especialistas, a sensação que se tem é de que está sendo vigiado por alguém, pois a mente fica num estado de paranoia.

Essas paralisias costumam durar segundos ou alguns minutos e é extremamente raro os casos que chegam a durar mais de uma hora.

Especialista na área afirmam que não existe um consenso em relação a proporção da população no mundo que já tenha passado pela experiência de uma paralisia do sono.

Diversas pesquisas, com diferentes métodos estão sendo realizadas e os resultados são muito diferentes onde a porcentagem vai desde 1 dígito até a metade da população mundial.

O que já se sabe com toda certeza é que algumas pessoas tem vários ataques durante sua vida e outros sentem isso apenas 1 vez na vida.

Essa sensação de sufocamento, paralisia e de estar sendo observado, muitas vezes é acompanhada por alucinações auditivas e visuais e também da sensação de estar levitando e tendo seu corpo tirado para fora. Mas tudo não passou da paralisia do sono.