Alimentos e suplementos ricos em magnésio podem reduzir risco de AVC
Neste post, vamos falar da importância de enriquecer a nossa dieta com magnésio. Quem faz isso tem menos risco de sofrer um acidente vascular cerebral (AVC), que é quando um coágulo bloqueia um vaso sanguíneo no cérebro.
Pesquisadores descobriram que o risco de derrame isquêmico, o tipo mais comum de AVC em pessoas mais velhas, foi reduzido em 9% para cada 100 miligramas adicionais de magnésio consumidos por pessoa diariamente.
O estudo foi publicado no American Journal of Clinical Nutrition . Isso não é incrível? Para atingir essa dose, você pode consumir suplemento ou alimentos ricos com o mineral.
As melhores fontes naturais para o mineral são produtos de grãos integrais, vegetais de folhas verdes, nozes e feijão. A descoberta foi feita por cientistas suecos do Instituto Karolinska, que revisaram dados de sete estudos publicados anteriormente de ingestão de magnésio e derrame.
Esses estudos foram realizados entre 1998 e 2011 e incluíram mais de 240.000 voluntários. Os participantes tinham 34 anos ou mais e foram acompanhados de 8 a 15 anos. Durante esse período, quase 6.500 pessoas tiveram um derrame. A ingestão média de magnésio de todos os participantes do estudo variou de 242 miligramas até 471 miligramas por dia.
Nos EUA, a dose recomendada de magnésio é de 420 miligramas por dia para homens com 31 anos ou mais, e 320 miligramas por dia para mulheres na mesma faixa etária.
Isso, mesmo levando em consideração fatores como pressão arterial, diabetes, idade, tabagismo, colesterol alto, atividade física , suplementação vitamínica, outros fatores dietéticos, consumo de álcool e histórico familiar de doença cardíaca.
A suplementação de magnésio: A principal forma de assimilar magnésio é pela alimentação. Infelizmente, o solo brasileiro é pobre nesse mineral, mais presente em terras vulcânicas. Por isso estima-se que cerca de 80% da população brasileira não esteja recebendo magnésio o suficiente.
Então é recomendável você buscar a ajuda de um bom médico ou nutricionista. Equilibrar os níveis desse mineral no corpo não é tão simples. Não basta tomar um suplemento de magnésio e pronto. Ocorre que o magnésio trabalha em conjunto com o cálcio, a vitamina D e a vitamina K2.
Se você consumir muito cálcio e pouco magnésio, pode, por exemplo, desencadear problemas cardíacos. O segredo está na ingestão correta de cada substância, no equilíbrio.
Os melhores suplementos de magnésio, ou seja, os de melhor absorção, são o glicinato de magnésio, o cloreto de magnésio, o sulfato de magnésio e o citrato de magnésio. Desses. o cloreto de magnésio é o mais conhecido e também muito elogiado.
Este é um blog de notícias que contém tratamentos caseiros. Eles não substituem um especialista. Consulte sempre seu médico/nutricionista.