8 formas de usar a borra de café para cuidar da pele, cabelo e casa

O café é o queridinho do mundo ocidental e está presente na maioria das casas. Ele é um estimulante poderosíssimo e pode prevenir muitos problemas de saúde, como diabetes e alguns tipos de câncer.

Além disso, ele é capaz de melhorar a função cognitiva. Sendo assim, o café é alvo de muitos estudos científicos e até agora, o que temos são muito mais benefícios do que malefícios à saúde.

Mas não viemos aqui para falar especificamente da bebida, e sim da borra (do resto de café que costumamos jogar fora). Sua utilidade é possível tanto na cozinha, como em tratamentos de beleza. Conheça as possibilidades:

1. Limpar a pele: Você sabia que muitas empresas de cosméticos já começou a usar a cafeína como um integrante para o seus produtos de beleza?
Pois é, esse ingrediente tem o efeito de alisar a pele e deixá-la mais jovem.

INGREDIENTES: Meia xícara de borra de café orgânico, 1 colher (sopa) de azeite extravirgem ou óleo de coco, 1 colher (sopa) de suco de limão (se você tiver pele oleosa ou com espinhas), 1 colher (sopa) de mel (se você tiver pele seca)

MODO DE PREPARO; Misture todos os ingredientes de acordo com seu tipo de pele. Aplique a mistura no rosto, massageando por 30 segundos.
Em seguida, lave normalmente. Você vai gostar!

O café tem propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, enquanto o azeite hidrata a pele. Se usar limão, aplique sempre à noite, removendo depois muito bem com bastante água.

2. Tratar o cabelo: A borra de café também ajuda a eliminar a gordura do cabelo. Tudo o que você precisa é adicionar alguns grãos de café em seu xampu ou condicionador. Mas tem um detalhe: o café pode escurecer os fios, então é mais indicado para cabelos pretos. Você pode massagear o couro cabeludo com borra de café, depois enxaguar normalmente com água – isso vai estimular seu crescimento.

3. Combater celulite: Sim, é possível combater a celulite com borra de café. Ele nutre as células e também é um ótimo esfoliante.

INGREDIENTES: 1 xícara de café moído, 6 colheres (sopa) de óleo de coco, 3 colher colheres (sopa) de sal marinho ou açúcar, 1 frasco vazio, Pincel seco (opcional)

MODO DE PREPARO: Misture todos os ingredientes num recipiente vazio. Antes de tomar banho, aplique o produto no local com celulite ou em toda parte do corpo. Se preferir, use o pincel seco para esfoliar a pele e estimular o fluxo sanguíneo. Basta fazer movimentos circulares. Em seguida, enxágue.

Você pode realizar o tratamento todas as vezes que for tomar banho, mas faça pelo menos algumas vezes por semana.

4. Eliminar odores desagradáveis: Você talvez não saiba, mas o café absorve odores. Basta colocar um pouco de borra de café no local desejado.

Ah, ele também elimina o cheiro forte de temperos, como cebola, alho ou peixe. Você só precisa passar a borra de café com um pouco de água nas mãos.

5. Afastar insetos: Os insetos geralmente ficam próximos de plantas. Coloque casca de laranja com borra de café em torno do seu jarro e eles agirão como repelentes, além de fertilizar a terra – graças a seus nutrientes.

6. Eliminar arranhões em móveis: Seus móveis estão arranhados? Misture azeite com borra de café nos móveis de madeira. – isso vai disfarçar bem os arranhões.

7. Adubar o jardim: A borra de café possui nutrientes importantes para o solo. Mas não é aconselhável colocá-la diretamente no solo, pois, durante o processo de decomposição, a borra vai consumir nitrogênio, perdendo assim sua função de fertilizante.

O ideal é fazer uma mistura de borra de café com esterco de animais. Outra opção é juntar a borra com casca de frutas, legumes e ovos triturados, deixando fermentar por uns 60 dias antes de aplicar no solo.

8. Limpar lareira: Calma, sabemos que ter uma lareira é difícil no Brasil. Mas quem tem sabe que limpar as cinzas da lareira não é uma tarefa fácil, pois elas tendem a voar, enquanto limpamos. Por isso, recomenda-se colocar um pouco de borra de café sobre as cinzas. Isso facilitará bastante a limpeza.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte: Cura Pela Natureza