8 passos para você recuperar naturalmente o colágeno perdido

A partir dos 35 anos, a pele vai perdendo elasticidade. Ou seja, vai ficando mais flácida e com rugas. Isso acontece por causa da falta de colágeno, processo natural na velhice e que já começa na verdade aos 25 anos, apesar de não ser tão evidente.

Para quem não sabe, o colágeno é uma proteína produzida pelas células do tecido conjuntivo chamada fibroblastos. Esta proteína é como um adesivo que junta nosso corpo. Outro ponto importante é que a saúde da nossa pele está ligada à presença de colágeno.

Isso porque o colágeno serve de barreira para nos proteger contra toxinas e agente externos. Há alguns fatores que aceleram a perda de colágeno, como:

– Exposição ao sol, – Fumo, – Agentes poluentes, – Substâncias tóxicas, – Estresse, – Excesso de atividade física, – Alteração hormonal (comum na menopausa), – Doenças que impedem a absorção de vitaminas e minerais

Mas calma! Se você está passando por isso, saiba que nem tudo está perdido. Há alguns alimentos que podem ajudar a produzir colágeno:

1. Carne bovina: Além de ser nutritiva, a carne tem alto teor de colágeno. Por isso, você deve investir em carne de boi, miúdos e caldo de ossos. O mocotó é uma excelente fonte de colágeno, assim como o músculo bovino.

2. Peixe: Em comparação a carne bovina, o peixe tem menos colágeno. No entanto, o ômega 3, tão presente em peixes como salmão e sardinha, protege a membrana adiposa ao redor das células da pele. Como consequência, reduz a inflamação e proporciona elasticidade e firmeza.

3. Gelatina: Cerca de 90% dela são derivados da proteína do colágeno. Além disso, a gelatina tem poucas calorias.

4. Frutas e legumes vermelhos: Aposte em frutas e legumes como maçã, morango, cereja, tomate, beterraba, pimentão. Eles contêm licopeno e vitamina C, substâncias que, além de serem antioxidantes, ajudam na produção de colágeno.

5. Frutas cítricas: Elas são ricas em vitamina C, que é essencial para a produção de colágeno. Além disso, contêm antioxidantes que reduzem a formação de rugas.

6. Verduras: Couve, repolho, espinafre e berinjela, por exemplo, são excelentes na produção de colágeno.

7. Alimentos ricos em enxofre: Eles também estimulam a produção de colágeno. Portanto, aumente o consumo de aipo, azeitona verde, alho, pepino, banana e cebola.
Outros alimentos que devem ser incluídos na dieta são batata-doce, algas e levedura de cerveja.

8. Água: Beba pelo menos dois litros de água por dia. A água hidrata e ajuda a melhorar a elasticidade da pele, o que facilita a eliminação de rugas e linhas finas. A água também elimina toxinas que podem prejudicar a produção de colágeno.

Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte: Cura Pela Natureza