7 formas de tratar a depressão sem nenhum remédio químico
Quem já teve depressão sabe como isso é destruidor. Além do mau humor, essa doença nos deixa sem motivação e sem esperança. É uma sensação de presídio, uma vontade de fugir, desaparecer.
Parece que tudo está arruinado. Para piorar, a pessoa sofre com insônia, mudança de hábito na alimentação e dificuldade para interagir com outras pessoas. A boa notícia é que a depressão pode ser tratada sem medicamentos químicos. Algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a reverter a situação:
1. Alimentação: O que ocorre no cérebro, quando há a depressão, é a disfunção de um ou mais neurotransmissores. Dentre os principais neurotransmissores, estão a dopamina e a endorfina. A dopamina é estimulada pelo feijão preto, café, chocolate amargo, álcool com moderação (como vinho), sexo, academia (exercícios), caminhada.
A feniletalimina – substância encontrada no chocolate – atua no sistema límbico assim como a endorfina. Daí a explicação para o fato de o chocolate deixar as pessoas felizes. Mas deve ser comido sem excessos e na forma mais pura possível (chocolate amargo com concentração de cacau de 75% para cima).
2. Durma oito horas por dia e com qualidade: Estar deprimido pode dificultar a boa noite de sono. Dependendo do tipo de depressão que você passa, pode estar dormindo demais ou dormindo pouco. Ou seja, tem gente que dorme para fugir da realidade e tem gente que não dorme porque fica pensando nos problemas.
Se for necessário, tome um chá antes de dormir, evite o uso de celular algumas horas antes de se deitar. Caso queira dormir por muito tempo, coloque um despertador e beba um copo de água assim que acordar. A água ajuda a “despertar” o organismo.
3. Alimente-se bem: Como diz o ditado, “você é o que você come”. Se você não está se alimentando adequadamente, pode ter alteração no humor.
Um corpo saudável significa uma mente saudável. Você deve participar de uma dieta balanceada de frutas, verduras e carboidratos complexos. Também é importante tomar um café da manhã nutritivo e consumir água durante o dia. Seu corpo vai agradecer e você se sentirá melhor.
4. Medite e ore: Quando você estiver mal, tente meditar sem julgamentos. Refletir sobre os problemas pode ser muito satisfatório. A fé m Deus também também ajuda muito.
5. Dê uma volta: Você pode querer se esconder do mundo quando estiver deprimido. Isso porque pode parecer que tudo ao seu redor é tão assustador e hostil. No entanto, passear pode ter benefícios profundos. A luz solar, por exemplo, tem um impacto positivo através do aumento da dopamina e serotonina. Isso sem falar de um ar puro, dos efeitos da caminhada e a maravilha que é ver pessoas e conversar com elas.
6. Pratique exercícios: Você não pode esperar vencer a depressão naturalmente se não estiver cuidando do seu corpo. O exercício é uma obrigação para todas as pessoas fisicamente capazes. Não precisa ser nada muito intenso, basta um pouco de aeróbica básica pela manhã. Conforme você progrida, melhor.
7. Terapia: É uma das formas mais comuns de vencer a depressão naturalmente. Profissionais que foram treinados para tratar doenças mentais podem desvendar razões por trás de qualquer sintoma ruim. Se você está deprimido, marque uma consulta com um terapeuta.
Embora ele não possa resolver seus problemas, com certeza vai mostrar meios para que você resolva ou se sinta melhor. Na terapia, é vital manter-se em dia com todas as práticas necessárias. Quando você decide lidar com a depressão de forma madura, dá um passo a favor da vida.
Também é importante lembrar que você não está só. Milhões de pessoas estão passando por depressão neste exato momento. Por isso procurar ajuda é muito válido!
Este blog de notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Cura Pela Natureza