6 sinais de que você tem problemas cardíacos.
Todo ano no Brasil, cerca de 300 mil pessoas morrem por doenças cardíacas, sendo 80 mil por causa de infarto.
Esta estimativa significa 30% das mortes no país. Problemas circulatórios ao redor do coração podem estar ligados a ataques cardíacos, arritmias e outras doenças cardíacas.
No entanto, esses problemas são tratáveis se diagnosticados com antecedência. Mas muitas pessoas não reconhecem os primeiros sinais de problemas no coração e os ignoram ou os atribuem a outras doenças.
As trágicas consequências dessa falta de conhecimento, e de tratamentos que chegam muito tarde, variam desde problemas sérios que vão durar a vida toda a óbito.
Com isso em mente, você NUNCA deve ignorar os seis seguintes sintomas:
1. Falta de ar
Você acha que está tendo mais dificuldade para respirar apenas por subir um lance de escada? Isso não é um bom sinal! Se você está tendo problemas, particularmente com a respiração, como resultado de exercício leve (como caminhar), isso pode estar indicando enfraquecimento vascular ou doença cardíaca.
Claro, existem outros motivos para isso, como asma, doenças respiratórias ou baixo nível de oxigênio no sangue. Por isso, quanto antes você for ao médico e realizar exames para descobrir a causa, melhor.
2. Inflamação nas articulações
Algo que muita gente não sabe: pressão alta também pode causar inflamação nas articulações e o aumento do risco de doenças cardíacas. Então, se você está com as articulações inchadas, cheque sua pressão arterial.
3. Suor sem motivo (suor frio)
Você transpira mesmo que não esteja quente e quando está perfeitamente relaxado? Então fique vigilante, pois isso pode significar complicações no coração.
Um infarto é frequentemente precedido de suor frio.
Sentir dor no corpo de vez em quando tem muitas causas. Quase ninguém pensa em problema cardíaco como resultado de dor nos ombros, peito, barriga, costas, pescoço, queixo ou braços.
Mas essa pode ser exatamente a causa por trás disso, pois as doenças cardíacas levam à diminuição da circulação sanguínea. A má circulação em diferentes áreas do corpo pode causar dor.
Em particular, as dores no peito sempre devem ser um sinal de alerta, pois elas acontecem apenas quando a doença cardíaca já está em estágio avançado.
Há muitas causas para este sintoma, desde deficiência de ferro até câncer. Mas fluxo de sangue reduzido devido a problemas no coração pode ser a causa da pele muito pálida.
Os sintomas se mostram especialmente claros antes de um ataque cardíaco ou por variações sérias de pressão sanguínea.
Junto com sintomas como falta de ar ou dor na parte superior do abdômen, algumas semanas antes ou logo antes de um infarto, mulheres particularmente sofrem de fadiga extrema.
O suprimento de oxigênio no sangue mal é suficiente. Vasos sanguíneos bloqueados ou problemas circulatórios podem ser a causa disso.
Muitos infartos e outros problemas cardíacos poderiam ser evitados se os pacientes cuidassem melhor da saúde.
Estresse, pressão alta, obesidade e falta de exercício são algumas das principais causas desses problemas.
Muitos profissionais da saúde recomendam uma caminhada de 40 minutos pelo menos 4 vezes na semana como medida preventiva.
Uma dieta rica em fibras e baixa em gordura também é muito importante. Se você é fumante ou ingere álcool regularmente, é bom considerar mudar esses hábitos.
Mas, acima de tudo: escute o seu corpo! Os sintomas aqui não indicam automaticamente um problema no coração, porém é sempre importante levar sua saúde a sério e ficar atento aos sinais de alerta.