6 Dicas para você deixar sua casa completamente livre dos cupins
Ninguém quer receber a visita de cupins, não é verdade? No entanto, eles aparecem quando a gente menos espera.
Acabar com os intrusos e restaurar os móveis representa um grande gasto de tempo e dinheiro. É por isso que é melhor evitar do que remediar.
Os lugares mais propensos a sofrer com a presença de cupins são os que têm grande umidade. Há algumas dicas que ajudam a impedir o aparecimento dos indesejáveis. Confira:
1. Sal de cozinha: O cloreto de sódio é um composto natural muito útil para limpar e desinfetar. Tudo o que você precisa fazer é molhar algumas bolas de algodão num copo com água e cloreto de sódio.
Feito isso, cubra com um saquinho plástico e coloque os pedaços de algodão sobre os móveis de madeira. Isso não só mata os cupins, como também os afasta.
2. Ácido bórico: Esta é uma das formas mais comuns de se livrar dos cupins. Você pode encontrar este ingrediente na maioria dos inseticidas feitos especificamente para combater esses intrusos.
O ácido causa um choque no sistema nervoso do inseto, o que faz com que ele desidrate. Além do spray, você também pode misturar pó de ácido bórico com água e colocar num pulverizador.
Algumas pessoas também passam o produto num pincel e aplicam nos móveis.
3. Armadilhas de papelão: Além da madeira, os cupins se alimentam de papel e papelão. Você pode fazer uso de cartões para prender os cupins, mas isso requer medidas estratégicas.
O ideal é molhar o papelão e colocar em áreas onde os cupins geralmente atacam. Uma vez que o papelão esteja infestado por muitos cupins, pegue o papelão e queime.
Este método requer muitas repetições. Funciona, mas não é uma das alternativas mais práticas.
4. Tratamento quente e frio: Os cupins morrem se estiverem submetidos a temperaturas muito quentes ou muito frias. Se possível, pegue a madeira infestada de cupins e coloque sob o sol.
A umidade desaparece e os bichos morrem. Você também pode fazer uso de nitrogênio líquido se a temperatura do lugar for fria.
5. Óleos Essenciais: Nos últimos anos, mais pessoas estão valorizando os benefícios do uso de óleos essenciais. No entanto, os óleos são mais usados para os cuidados com a pele.
A maioria desconhece que óleos essenciais também são eficazes na eliminação de cupins. Despeje o óleo num pulverizador e aplique-o em objetos e áreas infestadas.
Os melhores são de menta, eucalipto e canela. Cravo-da-índia também é um ingrediente superpoderoso contra esses intrusos.
6. Vaselina: Outro processo surpreendente para acabar com os cupins é o uso de vaselina. A ideia é esfregar a vaselina nos móveis e deixar agir por um ou dois dias.
Depois é só limpar e polir tudo com um pano macio. Além das dicas, temos algumas recomendações:
– Gerencie e mantenha o nível correto de umidade dentro de sua casa. – Varra todas as plantas mortas, uma vez que elas atraem cupins.
– Chame um profissional se você não souber o que está fazendo ou se suas tentativas não melhorarem a situação.
– Nunca armazene toras de madeira em áreas onde o nível de umidade é alto, pois elas serão mais atraentes para os cupins.
Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.
Fonte: Cura Pela Natureza