6 dicas naturais para aliviar o edema, o inchaço e livrar-se da retenção de líquido

Você sabe o que é retenção de líquido? Ela acontece quando o inchaço é causado por uma acumulação desordenada de fluido no corpo. Esse fluido se acumula sob a pele, tecidos e cavidades, provocando inchaço das mãos, tornozelos, pé e pernas.

O problema é bem comum em mulheres grávidas e pessoas sedentárias. No entanto, também pode ser causado por condições graves de saúde, como: – Insuficiência cardíaca, – Insuficiência renal, – Doença pulmonar, – Insuficiência hepática, – Reações alérgicas

Um conselho: se tiver retenção de líquido grave ou súbita, procure um médico. Para casos mais leves, você pode combater a retenção de líquido das seguintes maneiras:

1. Coma menos sal: não estamos dizendo a você que elimine o sal, pois o corpo precisa do sódio, mas que diminua a quantidade: O sal induz o organismo a reter líquidos (alimentos processados, cheios de sódio, também provocam esse mesmo efeito, cuidado!).

2. Aumenta o consumo de magnésio: o magnésio é fundamental para o funcionamento do corpo. Aumentar seu consumo ajuda a diminuir a retenção de água. Alimentos como: nozes, grãos integrais, vegetais verdes e chocolate (puro), são ótimas fontes de magnésio.

Ah, também é bom aumentar o consumo de vitamina B6, pois ela é boa para a formação de células vermelhas no sangue, assim como para diversas funções do corpo. Batata, banana, noz e carne são os alimentos mais ricos em vitamina B6.

4. Consuma mais potássio: ele é ótimo para a saúde do coração e para o bom funcionamento do corpo. Além disso, reduz a retenção de líquido e aumenta a produção de urina. Você pode encontrar potássio em banana, abacate e tomate.

5 Dente-de-leão: o chá de dente-de-leão é um poderoso diurético natural. O consumo de 2 a 3 xícaras diárias deste chá vai reduzir a retenção de líquidos e fazer você urinar mais. Você encontra dente-de-leão, a erva desidratada para chá, em boas lojas de produtos naturais.

6. Evite carboidratos refinados: eles agem, em nosso corpo, de maneira que elevam rapidamente os níveis de açúcar no sangue, fazendo com que o corpo retenha mais sódio – aumentando os fluidos no corpo. Evite, portanto, açúcar e grãos processados, como farinha de trigo.

Veja outras dicas: – Caminhe mais e fuja do sedentarismo, – Beba mais água, – Consuma alimentos diuréticos, como alho, salsa, chá de cavalinha, hibisco, urtiga ou suco de cranberry.

Este e uma notícias sobre tratamentos naturais não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte: Cura Pela natureza