6 alimentos que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo

Você sabia que o ácido úrico pode ser muito prejudicial à saúde? Ele é gerado pela digestão de proteínas e costuma ser eliminado através do xixi. No entanto, em alguns casos, é possível que ele fique acumulado no organismo, causando uma série de problemas (gota, cálculo renal ou até mesmo infarto e AVC).

Para que você não corra o risco de contrair uma doença grave por conta dessa substância, nós listamos 6 alimentos que ajudam a eliminar o excesso de ácido úrico do organismo. Confira!

1. Pepino ajuda a hidratar o corpo e a eliminar as toxinas: Muito usado no preparo de saladas, sucos e sanduíches, o pepino é um fruto que traz vários benefícios para a saúde. Ele é composto 96% por água e, justamente por isso, ajuda a hidratar o corpo e a eliminar as toxinas. Ao consumir receitas com pepino no dia a dia você faz uma desintoxicação do organismo e elimina o excesso de ácido úrico.

2. Cenoura atua como alcalinizante, eliminando o excesso de ácido úrico: Além de ser fonte de betacaroteno (um importante antioxidante), vitaminas e minerais importantes, a cenoura também atua como alcalinizante. Ou seja, ela consegue eliminar bem o ácido úrico e diferentes toxinas presentes no sangue. Uma boa dica é fazer um suco com cenoura, pepino, frutas e outros vegetais ricos em vitaminas e antioxidantes.

3. Limão funciona como ingrediente detox: Você já deve ter visto por aí receitas detox envolvendo o limão: sucos, chás e até mesmo saladas que conseguem limpar bem o organismo. Essa fruta cítrica realmente possui uma quantidade grande de antioxidantes, tem alto teor de água e ajuda a diminuir o nível de ácido úrico no organismo.

4. Alho também ajuda a eliminar as toxinas do corpo: Muita gente não sabe, mas além de funcionar como ótimo tempero o alho fornece antioxidantes, possui propriedades antibacterianas, antifúngicas e traz outros benefícios ao organismo. Ele também ajuda a eliminar as toxinas (inclusive o ácido úrico) do sangue, a regular o colesterol e a pressão arterial. Interessante, né?

A nossa sugestão é fazer uma solução caseira para limpar e fortalecer o organismo: em um copo de água fria, coloque um ou dois dentes de alho cru e, então, amasse-os para liberar todas as substâncias benéficas na água. Depois, é só tomar como um remédio! Muitas pessoas fazem isso para desintoxicar o organismo no dia a dia. No entanto, antes de adotar esse hábito, lembre-se de consultar um médico ou nutricionista,

5. Alcachofra é fonte de vitamina C, fibras e ajuda a eliminar o ácido úrico do sangue: Muitas pessoas conhecem a alcachofra por sua capacidade de auxiliar na perda de peso. No entanto, esse vegetal traz muitos mais benefícios do que aparenta: é fonte de fibras, potássio, magnésio, vitamina C e ácido fólico (vitamina B9). Além disso, a alcachofra é altamente diurética, ajuda a eliminar as toxinas (o ácido úrico) e a diminuir inchaço. Por isso, a nossa sugestão é tentar usá-la com mais frequência quando for preparar saladas e outros pratos que utilizem o ingrediente.

6. Laranja contribui para a desintoxicação do sangue: Assim como o limão, a laranja faz parte do grupo de frutas cítricas que ajudam a eliminar as toxinas do sangue. Fonte de vitamina C e antioxidantes, a laranja é um dos alimentos que mais contribui na hora de tirar o excesso de ácido úrico do organismo. Além de comê-la in natura, você pode fazer sucos, saladas, vitaminas e até mesmo molhinhos. Que tal?

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.