5 remédios naturais para combater a transpiração excessiva
A transpiração é um fenômeno natural e essencial para a eliminação de toxinas. O problema é que algumas pessoas desenvolvem um distúrbio que causa a transpiração excessiva. Isso se chama hiperidrose — uma condição que pode causar transtornos psicológicos, físicos e sociais.
Existem vários tratamentos naturais para ajudar a transpiração excessiva, capazes de reduzi-la consideravelmente. Geralmente chamamos de hiperidrose quando a produção de suor excede as quantidades necessárias para a termorregulação do corpo.
Na maioria das pessoas afetadas, a transpiração excessiva ocorre nas mãos, pés, rosto e axilas. Nesses casos, muitas vezes os desodorantes e antitranspirantes mais eficazes costumam não fazer o efeito esperado, o que, no dia a dia, pode ser particularmente incapacitante ou constrangedor. No entanto, felizmente a natureza nos presenteou com bons remédios naturais para amenizar e curar esse distúrbio.
Hábitos diários – Para combater a transpiração excessiva, é necessário ter uma higiene impecável. Ou seja, tome ao menos um banho ao longo do dia. Mas o ideal é tomar um banho pela manhã e outro à noite.
A remoção de pelos combate a proliferação de bactérias provenientes do suor e consequentemente reduz o surgimento de maus odores. Além disso, usar roupas mais folgadas e de fibra natural pode ajudar a pele a respirar melhor, ou seja, suar menos.
Saiba que é possível que a hiperidrose se desenvolva após um período de estresse, por isso é recomendado praticar atividades relaxantes, como ioga ou meditação, por exemplo.
Remédios naturais para transpiração excessiva – Suco de limão: Além de reduzir o surgimento de odores, o suco de limão minimiza a transpiração excessiva. Para isso, corte um limão ao meio e esfregue uma das partes nas áreas afetadas, uma vez por dia e antes do banho, por no máximo sete dias.
Mas atenção: durante o tratamento está proibida qualquer exposição ao sol, por menor que seja, sob o risco de ocorrerem queimaduras na pele.
Pepino: Graças às suas propriedades adstringentes, o pepino fecha os poros e reduz a transpiração local. Da mesma forma que o limão, esfregue uma fatia de pepino nas áreas afetadas, uma vez por dia, sem limite de duração, ou seja, pode ser usado de forma contínua.
Vinagre de maçã: Também altamente adstringente, o vinagre de maçã regula a transpiração e neutraliza as bactérias responsáveis pelos maus odores. Aplique todas as noites antes de dormir nas áreas afetadas, com o auxílio de um chumaço de algodão e deixe secar. No outro dia, ao acordar, tome banho e remova completamente o vinagre.
Babosa: Capaz de minimizar os poros e, portanto, reduzir a transpiração, a babosa ou aloe vera também retarda a reprodução de bactérias. Por se hidratante e cicatrizante, ela também ajuda a reequilibrar o pH da pele. Aplique no local afetado e deixe por 30 minutos. Repita o processo até três vezes por semana.
Bicarbonato de sódio: Muito eficaz para absorver o suor, o bicarbonato de sódio mata as bactérias que causam o mau cheiro devido ao excesso de suor. – Aplique sobre a pele limpa e seca sempre que precisar. Mas não exagere na quantidade de uso, pois pode irritar axilas sensíveis.
Receita eficaz de desodorante caseiro – Se a maioria dos desodorantes convencionais não for capaz de atuar de maneira eficaz contra o suor excessivo, esta receita caseira pode ajudar a minimizar o problema.
Trata-se de um antitranspirante feito com bicarbonato de sódio e aloe vera, que ajuda a reduzir a transpiração, sem entupir os poros e ainda elimina o odor.
Para fazer essa misturinha, você precisará de: Ingredientes: – 2 colheres (chá) de bicarbonato de sódio alimentar ou cosmético – 4 colheres (sopa) do gel de aloe vera – 3 a 4 gotas de óleo essencial de palmarosa (vende-se em lojas de produtos naturais ou na internet)
Modo de preparar e uso: 1- Misture bem tudo e guarde em um vidro esterilizado e bem fechado 2- Todas as manhãs, aplique uma pequena quantidade dessa mistura nas axilas e nos pés. 3- A mistura, se armazenada em um pote de vidro e deixada na geladeira, tem validade de até um mês.
Fonte: Cura pela natureza