5 dicas caseiras para tirar mancha de ferrugem das roupas

Botões, zíperes e fivelas de metal podem oxidar ao ficarem úmidos, causando manchas de ferrugem nas suas roupas. A mancha de ferrugem é uma das mais difíceis de tirar, ainda mais em roupas brancas, onde aparecem mais.

Porém, existem truques caseiros superpráticos que ajudam a eliminar de vez essas manchas indesejáveis das peças. Assim ,você conseguirá salvar seu look e não vai precisar investir em peças novas. Confira abaixo, as dicas que separamos para você.

1- Detergente: Adicione uma colher (sopa) de detergente em um copo de água morna, misture e aplique sobre a área manchada. Deixe o produto agir por cinco minutos, enxágue com água fria e lave a peça normalmente. Observação: Nas roupas brancas, use detergente transparente (clear) ou branco (coco).

2- Bicarbonato de sódio com limão: Extraia o suco de um limão, adicione uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio e faça uma pasta. Passe essa solução sobre a mancha, deixe a peça no sol por duas horas, em seguida enxágue e faça ciclo normal de lavagem.

3- Sal e limão: Salpique duas colheres (sopa) de sal sobre a mancha de ferrugem, molhe com o suco de limão e esfregue com uma escovinha. Em seguida deixe no sol durante dez minutos, se necessário molhe com mais suco de limão e depois esfregue até remover a mancha.

4- Vinagre branco: Aplique vinagre branco sobre a mancha e deixe agir por 15 minutos. Quando a mancha começar a sumir, esfregue com os dedos em movimentos circulares até removê-la por completo. Caso queira, pode utilizar uma escova com cerdas macias.

Se a mancha estiver difícil de sair, coloque um pouco de sal sobre ela, aplique o vinagre e deixe agir por algumas horas até soltar a ferrugem. Na sequência, remova o excesso de sal e verifique se a ferrugem foi toda removida. Se não, repita o processo. Se a mancha saiu por completa, faça o processo de lavagem normal.

5- Removedores de ferrugem: Caso a mancha de ferrugem seja muito forte e difícil de ser removida, você pode optar por um removedor de ferrugem específico. É só comprar o produto adequado para a sua peça e manter os cuidados necessários ao manuseá-lo. Por isso, é importante sempre ler o modo de uso e fazer um pequeno teste antes de aplicar em toda a mancha.

Importante: Ao notar uma mancha de ferrugem recente em sua roupa, agir rápido é fundamental. Por isso, utilize uma das dicas acima e faça a remoção da mancha o mais rápido possível. Além disso, para prevenir que a mancha se espalhe ainda mais no tecido, evite usar água corrente. Umedeça a peça com esponja ou um pano limpo.