4 tinturas caseiras para você pintar o cabelo sem química
Seja qual for o corte, o comprimento, a textura ou a cor, o cabelo é uma das maiores preocupações das mulheres. A necessidade de cuidar dos cabelos vai além da estética, pois é fundamental para manter a autoestima, a feminilidade, a autoconfiança e o poder de sedução.
Mas os produtos cosméticos costumam ser caros. Por isso, manter as madeixas brilhantes, sedosas e longas pode não ser tão simples. Além do mais, a química das tinturas pode causar alergias e também deixar os fios ressecados, fracos, quebradiços e sem vida.
Porém, não é necessário um grande orçamento para ter um cabelo bonito e saudável. Apesar de ter uma vasta oferta de produtos para cuidar dos cabelos, algumas soluções naturais e caseiras podem dar conta do recado.
Temos por exemplo, as “tinturas” naturais que, além de dar uma tonalidade bonita aos fios, não vão acabar com a sua beleza. Portanto, se você quer fugir da química pesada, experimente essas tinturas caseiras feitas com ingredientes naturais. As receitas que iremos apresentar nesta matéria, além de pintar o cabelo, irão auxiliar no crescimento e manutenção do brilho.
1- Tintura para cabelos escuros: Para os cabelos escuros, a opção é utilizar café para obter uma cor chocolate e manter a tonalidade dos fios. A cafeína, principal componente do café, também estimula o crescimento natural do cabelo, deixando-o forte e brilhante.
Além disso, promove a esfoliação do couro cabeludo, proporcionando uma limpeza profunda e a melhor absorção dos nutrientes, vitaminas e minerais.
Ingredientes: – 1 xícara de café – bem forte – 2 ou 3 colheres de café em pó – 10 a 16 colheres de condicionador sem enxágue. Observação: a quantidade dos ingredientes irá depender do comprimento do seu cabelo.
Como fazer: 1- Prepare uma xícara de café bem forte (sem açúcar) e deixe esfriar na geladeira. 2- Depois, adicione o pós de café no condicionador, o café líquido e misture bem. 3- Aplique essa solução no cabelo, deixar agir por uma hora e depois lave normalmente.
2- Tintura para cabelos castanhos: Se você pretender manter a tonalidade de seus cabelos castanhos recomendamos o uso da infusão de alecrim com sálvia. A combinação dessas duas ervas, além de escurecer os fios brancos, ajuda seu cabelo ficar mais espesso, brilhante e forte.
O alecrim possui propriedades revitalizantes e antissépticas que estimulam as raízes do cabelo. Assim, evita a queda e favorece o crescimento, além de estimular a circulação sanguínea e manter o cabelo saudável e sedoso.
Além disso, é recomendado para realçar a cor dos cabelos castanhos ou negros, evitando o surgimento de fios brancos. A sálvia ajuda a tratar os cabelos sem causar danos, além de escurecer os fios brancos. Isso é possível graças às suas propriedades adstringentes e revitalizantes.
Essas propriedades fazem com que o fluxo de melanina volte a fluir, fazendo com que a cor retorne aos fios. Ingredientes: – 1 a 2 colheres (sopa) de alecrim – 4 a 6 colheres (sopa) de sálvia seca – 500 ml de água – Observação: a quantidade dos ingredientes vai depender da quantidade de cabelo que você tem.
Como fazer: 1- Coloque a água para ferver e, quando atingir o ponto de ebulição, adicione o alecrim e a sálvia. 2- Ferva por cinco minutos e deixe cozinhar por uma hora em fogo baixo e espere esfriar. 3- Enxágue os cabelos com essa infusão várias vezes, repetindo o processo até obter o resultado desejado. 4- Caso queira uma cor mais escura, adicione chá preto na infusão. 5- Se você tiver cabelos crespos e secos, aplique diariamente com um spray.
3- Tintura para cabelos louros: Para que os cabelos louros fiquem brilhantes sem o uso de clareadores, você pode utilizar a camomila. A camomila age diretamente sobre os pigmentos capilares, deixando os cabelos com um tom claro e dourado.
Além disso, proporciona brilho, reduz a oleosidade e hidrata os fios. Ingredientes: – 2 a 4 colheres (sopa) de flores de camomila – 3 colheres (sopa) de mel – 1 limão
Como fazer: 1- Coloque as flores de camomila em água fervente e cozinhe por 30 minutos. 2- Em seguida, adicione o mel, o suco de limão e misture bem. 3- Aplique esta solução nos cabelos, coloque uma touca e depois uma toalha. 4- Enxágue com água morna e na sequência aplique o seu condicionador de confiança. Devido ao limão, evite o sol depois de aplicar esta tintura por, pelo menos, 24 horas.
4- Tintura para cabelos ruivos: Para potencializar a cor dos cabelos ruivos, o chá de hibisco pode ser uma boa opção. A planta possui substâncias como flavonoides que possuem um pigmento avermelhado, podendo ser usada como tinta natural para o cabelo.
Devido à alta concentração de vitamina C, auxilia na produção de colágeno, deixando os fios mais fortes e saudáveis. Além disso, o hibisco ajuda a controlar a caspa, reduzir os efeitos dos raios ultravioleta sobre os fios e auxilia o crescimento capilar.
Ingredientes: – 2 colheres (sopa) de hibisco seco – 1 litro de água Sugestão: algumas lojas de produtos naturais vendem o hibisco em pó, que pode ser misturado a henna para dar um efeito mais ruivo aos fios.
Modo de preparar: 1- Ferva a água, adicione o hibisco e deixe em infusão por 15 minutos. 2- Em seguida, com os cabelos já lavados, aplique a infusão e deixe agir por 20 minutos. 3- Depois lave novamente o cabelo como de costume.
Dicas: Para dar vida, brilho e garantir um bom crescimento aos cabelos, mantenha uma alimentação saudável e rica em ferro e vitaminas A, complexo B, C e E. Além disso, a aplicação de máscaras caseiras também ajuda na manutenção da beleza e saúde dos fios.