14 Alimentos que os diabéticos não podem comer e você provavelmente não sabia

Alimentos muitas vezes julgados como saudáveis podem trazer prejuízos enormes a longo prazo. A diabetes é uma doença grave, em que a quantidade de glicose no sangue fica extremamente elevada, devido à falta de produção de insulina pelo pâncreas.

A insulina é fundamental para garantir que a glicose siga sua trajetória pelas células. Então, uma das formas de ajudar esse procedimento a funcionar melhor é conhecendo os alimentos que diabéticos não podem comer.

Ao ser diagnosticado com diabetes, geralmente o primeiro passo a ser tomado é o adeus definitivo ao açúcar industrializado. No início é uma tarefa difícil, principalmente para os que não dispensam uma boa sobremesa.

Mas junto às alternativas hoje disponíveis, é possível conseguir equilibrar esses desejos de várias formas. Porém, é preciso estar atento. Alternativas que muitos julgam saudáveis, podem trazer prejuízos enormes a longo prazo. É muito importante ter um acompanhamento médico para saber o que pode comer e fazer o tratamento necessário.

Pensando nisso, veja uma lista com 20 alimentos que, ao contrário do que muitos podem pensar, são extremamente perigosos para quem tem diabetes.

1. Frutos secos e cristalizados: São ricos em fibra e nutrientes, porém se forem industrializados, é melhor ficar bem longe. Ao serem desidratados, recebem uma quantidade muito grande de açúcar e isso pode ser muito prejudicial.

2. Farinha branca: Sabe-se que os carboidratos se transformam em açúcar dentro do nosso organismo e são a sua principal fonte de energia. Porém, a farinha de trigo branca é refinada, fazendo com que perca a maior parte de seus nutrientes. Então o ideal optar pelos integrais, como aveia, quinoa, trigo sarraceno e farinhas de diversos tipos de sementes e frutas.

3. Leite e derivados: Já faz um tempo que o leite animal e seus derivados não estão no topo da lista dos alimentos recomendados para humanos. Ricos em gordura, promovem o aumento do colesterol ruim (LDL) e estimulam o surgimento de doenças, inclusive, uma resistência à insulina.

4. Carnes gordurosas: Assim como o leite, a carne gordurosa deve ser evitada. Rica em gorduras saturadas, ela aumenta o colesterol. O ideal é substituir por frango, peixe ou peru que são carnes mais magras.

Mesmo assim, o efeito da carne no organismo também vai depender da qualidade do exercício físico praticado pela pessoa diabética, pois o excesso de proteínas pode desenvolver insuficiência renal.

5. Salgadinhos: Afaste-se daquele bolinho da padaria, do pastel, da coxinha e empada. Esses alimentos podem até ser saborosos, mas infelizmente estão recheados de quantidades elevadas de sódio, glúten, açúcares e gorduras. Se quiser comer em um momento especial, siga a quantidade recomendada pelo médico e prefira opções feitas em casa e assadas.

6. Frituras em geral: As frituras são muito calóricas, gordurosas e, na maioria das vezes, os empanados levam farinha branca. O ideal é ficar longe desses alimentos que inflamam as células e dificultam a passam do sangue pelas artérias. A diabetes se mantém sob controle quando o sangue está fluindo muito bem e todos os órgãos estão sendo cuidados.

7. Bebidas: O álcool altera os níveis de açúcar no sangue. Verifique com seu médico se pode e o quanto pode consumir de bebida alcoólica em situações especiais. Mas de modo geral, diabéticos devem evitar bebidas com álcool.

8. Sucos naturais: Mesmo os sucos naturais, que são imensuravelmente melhores do que os sucos de frutas prontos, é preciso ter cuidado com o consumo devido à frutose, açúcar natural das frutas. Deve evitar fazer sucos com frutas muito doces. Escolha as cítricas e dilua em água, sem adoçar.

9. Guloseimas: Os doces de supermercado são ricos em açúcar, gordura e com baixíssimo valor nutricional. Guloseimas prontas devem ser totalmente evitadas por pessoas diabéticas, estão no topo da lista de alimentos que diabéticos não podem comer.

10. Cereais: Cuidado, pois a maioria dos cereais comprados em pacotes de indústria contêm muito açúcar e substâncias que intoxicam o organismo. Leia a embalagem e confira antes de levar para a casa.

11. Barrinhas de cereal: As barras de cereais compradas prontas não trazem nenhum benefício para quem tem diabetes. Funcionam como bombas carregadas de açúcar, mesmo as versões que dizem não conter açúcar. O ideal é preparar suas barras de cereais caseiras.

12. Banana e melão: Infelizmente, a banana e o melão fazem parte do grupo de frutas com alto teor de frutose. Nesse caso, é melhor evitar. O melhor é conversar com o médico para conhecer a lista de frutas que diabéticos podem comer.

13. Capuccino: Pode até ser saboroso, mas o café tipo capuccino contém açúcar e leite, um casamento infeliz para a saúde, principalmente dos diabéticos. Prefira um bom café puro, sem leite animal nem qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

14. Alimentos processados e embutidos: O consumo desses alimentos deveria ser proibido para qualquer pessoa. Neles é possível encontrar tudo o que faz mau à sua saúde, além do sódio em excesso para complicar um pouco mais. O sódio é necessário para funções vitais do corpo, mas quando consome demais ele faz o corpo inchar e perder o equilíbrio da pressão.

Este é um blog de notícias sobre tratamentos caseiros. Ele não substitui um especialista. Consulte sempre seu médico.

Fonte: dicasonline.com